Pular para o conteúdo

Objetos misteriosos além de Netuno sugerem um segundo Cinturão de Kuiper

Os objetos gelados além de 60 UA indicam que, ou o Cinturão de Kuiper é mais extenso, ou existe um “segundo Cinturão de Kuiper”.

Objetos misteriosos além de Netuno sugerem um segundo Cinturão de Kuiper -

Imagem: Arte "asteroides" por - Ciência Mundo

Nos confins do Sistema Solar, além da órbita de Netuno, encontra-se uma região conhecida como o Cinturão de Kuiper. 

Essa área é “habitada” por uma grande quantidade de objetos gelados, sendo Plutão o mais famoso entre eles. 

No entanto, uma descoberta recente questiona a extensão do Cinturão de Kuiper e sugere a possível existência de um segundo cinturão (TRILLING, 2023).

O Cinturão de Kuiper é uma região que abriga uma coleção de pequenos corpos gelados, semelhantes a cometas e asteroides. 

Estende-se além da órbita de Netuno e é considerado um dos limites do nosso Sistema Solar. 

No entanto, a descoberta recente de cerca de uma dúzia de objetos localizados além de 60 unidades astronômicas (UA) do Sol – bem mais distantes que Plutão, que chega a 49 UA – sugere que nossa compreensão dessa região pode não ser completa.

Esses objetos foram identificados durante uma busca por novos alvos para a sonda New Horizons, da NASA, que já explorou Plutão e agora está se afastando do Sistema Solar. 

Essa descoberta levanta duas possibilidades intrigantes. 

A primeira é que o Cinturão de Kuiper pode ser muito mais extenso do que se pensava, estendendo-se além das 50 UA, onde se acreditava que ele terminasse abruptamente. 

A segunda possibilidade é a existência de um “segundo” Cinturão de Kuiper, dada a aparente lacuna de 10 UA entre esses objetos recém-descobertos e o Cinturão de Kuiper conhecido.

Uma equipe de astrônomos está analisando os dados deste estudo para tentar encontrar uma explicação para esses objetos além de 60 UA e planeja realizar mais observações para esclarecer essa descoberta.

Os astrônomos querem entender por que objetos além de 50 UA nunca foram detectados em varreduras anteriores, o que levanta dúvidas sobre as razões por trás dessa discrepância.

Os pesquisadores estão cautelosos, pois a possível existência de um segundo Cinturão de Kuiper ou a extensão do atual tem implicações significativas para nossa compreensão da estrutura do Sistema Solar. 

Isso também abre novas oportunidades de pesquisa para a espaçonave New Horizons, que pode explorar esses objetos distantes, fornecendo informações valiosas sobre a formação e a evolução do nosso Sistema Solar.

A pesquisa está em andamento, e a busca por respostas continua enquanto os astrônomos buscam entender melhor essa intrigante descoberta.

Vídeos

Referências

TRILLING, David E. et al. The DECam Ecliptic Exploration Project (DEEP): I. Survey description, science questions, and technical demonstration. arXiv preprint arXiv:2309.03417, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 5 out 2023.

Notícias

Puzzling objects found far beyond Neptune hint at second Kuiper belt. Science, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 5 out 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. Objetos misteriosos além de Netuno sugerem um segundo Cinturão de Kuiper. Ciência Mundo, out 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.