Pular para o conteúdo

SpaceX perde 40 de seus 49 satélites Starlink recém-lançados após tempestade solar

A empresa de Elon Musk lamenta que muitos dos satélites Starlink lançados no início de fevereiro queimarão ao invés de alcançar suas órbitas.

SpaceX perde 40 de seus 49 satélites Starlink recém-lançados após tempestade solar -

Imagem: Adaptação do trabalho de WILLPOWER STUDIOS em Flickr.

A SpaceX confirmou no dia 8 de fevereiro que pode ter perdido até 40 de seus 49 satélites Starlink recém-lançados em virtude de uma tempestade geomagnética (ou tempestade solar) que atingiu os equipamentos logo após a implantação.

Os satélites, lançados no dia 3 de fevereiro do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, provavelmente queimarão antes de atingir a órbita pretendida. Espera-se que 80% deles já estejam inutilizados.

A SpaceX explicou que essas tempestades fazem com que a atmosfera se aqueça, aumentando a densidade nas órbitas baixas de implantação. Por conta disso, os satélites implantados na quinta-feira sofreram danos significativos e irreversíveis.

As tempestades geomagnéticas ocorrem quando o vento solar – um fluxo de partículas de massa coronal produzido pelo Sol – interage por muito tempo com o campo magnético da Terra. A tempestade que nos atingiu na sexta-feira tinha intensidade 50% maior do que o normal, por isso causou uma espécie de “arrasto atmosférico” elevando as temperaturas na órbita baixa.

Os satélites Starlink foram projetados para suportar tempestades solares, mas para isso, devem alcançar uma altitude orbital mínima, antes de serem atingidos por uma dessas tempestades.

Segundo a SpaceX, provavelmente, 40 satélites deverão reentrar (ou já reentraram) na atmosfera da Terra. A empresa garante que nenhum detrito dos satélites atingirá o solo, pois os satélites Starlink foram projetados para se desintegrar completamente na reentrada. O procedimento apresenta também risco zero de colisão com outros satélites.

A Starlink é uma constelação de internet via satélite que já possui mais de 2000 dispositivos em órbita, e tem autorização dos Estados Unidos para lançar até 12.000. O projeto tem se envolvido em questões polêmicas, mesmo antes de estar operacional.

Os astrônomos, por exemplo, temem que esta quantidade enorme de satélites possa poluir o céu noturno, prejudicando a capacidade dos cientistas de enxergar o universo distante, aqui da Terra.

Para Josef Aschbacher – chefe da Agência Espacial Europeia – o mundo está assistindo Elon Musk fazer o que quer no espaço. Por isso ele pediu uma intervenção diplomática da União Europeia para garantir que a SpaceX não impeça outros países de também desenvolver seus projetos espaciais com segurança.

Em outro episódio, em dezembro de 2021, a China acusou os Estados Unidos de negligência, após dois eventos em que a estação espacial chinesa foi obrigada a realizar manobras evasivas para “fugir” de satélites da SpaceX.

Comente…


Vídeos

TEMPESTADE SOLAR DERRUBA 40 SATÉLITES STARLINK DA SPACEX - Explosão solar
Como uma tempestade solar pode derrubar 40 satélites Starlink da SpaceX.
Vídeo: Canal “Top Lulu” em Youtube.

Notícias

SpaceX to lose up to 40 Starlink satellites after geomagnetic storm. The Guardian, 2022. Disponível em: <link>. Acesso em: 15 ago. 2022.

Cite-nos

SANTOS, Gabriel. SpaceX perde 40 de seus 49 satélites Starlink recém-lançados após tempestade solar. Ciência Mundo, Rio de Janeiro, fev. 2022. Disponível em: . Acesso em: .


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.