Viajar pelo espaço além do Sistema Solar é um sonho antigo da humanidade que aos poucos estamos nos aproximando de torná-lo realidade.
Recentemente, um projeto de pesquisa financiado pela NASA chamou a atenção ao propor um novo sistema de propulsão para uma espaçonave interestelar, que poderia alcançar velocidades muito maiores do que as atuais sondas espaciais.
O sistema de propulsão em questão dispararia pellets (similares a balas de revólver) acelerados por lasers em vez de simplesmente usar lasers para impulsionar as espaçonaves, como em outros projetos similares de velas solares ou a laser.
Os pellets são pequenos projéteis que podem atingir velocidades incríveis de até 120 km/segundo.
Eles poderiam colidir com a vela da espaçonave interestelar ou repelir um ímã dentro dela, ajudando a impulsioná-la a velocidades enormes que permitiriam que ela saísse da nossa heliosfera — a bolha de vento solar em torno do nosso Sistema Solar.
De acordo com o líder do projeto, o sistema de propulsão a pellets permitiria que a nave atingisse destinos distantes em tempos muito menores do que as sondas espaciais atuais.
Por exemplo, os planetas externos poderiam ser alcançados em menos de um ano, enquanto a lente gravitacional solar a 500 UA (unidades astronômicas) poderia ser alcançada em cerca de 15 anos.
Para se ter uma ideia, uma UA representa aproximadamente a distância entre a Terra e o Sol, ou cerca de 150 milhões de quilômetros.
Uma das vantagens do sistema de pellets é que eles podem ser impulsionados por lasers de baixa potência, enquanto outros projetos de vela solar usam lasers de alta potência que consomem muita energia.
Isso é possível porque os pellets carregam mais momentum do que fótons, o que permite que eles transfiram uma força maior para a nave.
É importante destacar que tudo isso é pura especulação por enquanto e que o projeto está em fase de pesquisa.
O financiamento da NASA permitirá que a equipe realize experimentos e estudos detalhados para demonstrar a viabilidade do conceito.
Se for bem-sucedido, esse sistema de propulsão pode abrir portas para uma nova era de exploração espacial.
Por fim, é emocionante ver como a tecnologia e a pesquisa estão nos aproximando cada vez mais de alcançar nossos sonhos de explorar o espaço.
Mesmo que ainda haja muitos desafios pela frente, projetos como este nos mostram que o futuro da exploração espacial é muito promissor.
Vídeos
…
Notícias
Pellet-Beam Propulsion for Breakthrough Space Exploration. NASA, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 25 mar 2023.
Radical NASA Propulsion Concept Could Reach Interstellar Space in Under 5 Years. Science Alert, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 25 mar 2023.
Cite-nos
SANTOS, Fábio. Conceito radical de propulsão da NASA permite alcançar o espaço interestelar em menos de 5 anos. Ciência Mundo, mar 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.