Pular para o conteúdo

Conceito radical de propulsão da NASA permite alcançar o espaço interestelar em menos de 5 anos

A ideia inovadora consiste em disparar “balas” arremessadas por laser para impulsionar velas de espaçonaves interestelares.

Conceito radical de propulsão da NASA permite alcançar o espaço interestelar em menos de 5 anos -

Imagem: Ciência Mundo Art

Viajar pelo espaço além do Sistema Solar é um sonho antigo da humanidade que aos poucos estamos nos aproximando de torná-lo realidade.

Recentemente, um projeto de pesquisa financiado pela NASA chamou a atenção ao propor um novo sistema de propulsão para uma espaçonave interestelar, que poderia alcançar velocidades muito maiores do que as atuais sondas espaciais.

Representação gráfica do inovador sistema de propulsão por feixe de pellets para exploração espacial.
Representação gráfica do inovador sistema de propulsão por feixe de pellets para exploração espacial.
Imagem: Artur Davoyan

O sistema de propulsão em questão dispararia pellets (similares a balas de revólver) acelerados por lasers em vez de simplesmente usar lasers para impulsionar as espaçonaves, como em outros projetos similares de velas solares ou a laser.

Os pellets são pequenos projéteis que podem atingir velocidades incríveis de até 120 km/segundo.

Eles poderiam colidir com a vela da espaçonave interestelar ou repelir um ímã dentro dela, ajudando a impulsioná-la a velocidades enormes que permitiriam que ela saísse da nossa heliosfera — a bolha de vento solar em torno do nosso Sistema Solar.

De acordo com o líder do projeto, o sistema de propulsão a pellets permitiria que a nave atingisse destinos distantes em tempos muito menores do que as sondas espaciais atuais.

Por exemplo, os planetas externos poderiam ser alcançados em menos de um ano, enquanto a lente gravitacional solar a 500 UA (unidades astronômicas) poderia ser alcançada em cerca de 15 anos.

Para se ter uma ideia, uma UA representa aproximadamente a distância entre a Terra e o Sol, ou cerca de 150 milhões de quilômetros.

Uma das vantagens do sistema de pellets é que eles podem ser impulsionados por lasers de baixa potência, enquanto outros projetos de vela solar usam lasers de alta potência que consomem muita energia.

Isso é possível porque os pellets carregam mais momentum do que fótons, o que permite que eles transfiram uma força maior para a nave.

É importante destacar que tudo isso é pura especulação por enquanto e que o projeto está em fase de pesquisa.

O financiamento da NASA permitirá que a equipe realize experimentos e estudos detalhados para demonstrar a viabilidade do conceito.

Se for bem-sucedido, esse sistema de propulsão pode abrir portas para uma nova era de exploração espacial.

Por fim, é emocionante ver como a tecnologia e a pesquisa estão nos aproximando cada vez mais de alcançar nossos sonhos de explorar o espaço.

Mesmo que ainda haja muitos desafios pela frente, projetos como este nos mostram que o futuro da exploração espacial é muito promissor.

Comente…


Vídeos

Notícias

Pellet-Beam Propulsion for Breakthrough Space Exploration. NASA, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 25 mar 2023.

Radical NASA Propulsion Concept Could Reach Interstellar Space in Under 5 Years. Science Alert, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 25 mar 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. Conceito radical de propulsão da NASA permite alcançar o espaço interestelar em menos de 5 anos. Ciência Mundo, mar 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.