Pular para o conteúdo

Bombeamento de água subterrânea “inclinou” a rotação da Terra, revela estudo

Extração e redistribuição de água subterrânea nos últimos anos teve um impacto surpreendente na mudança do polo rotacional da Terra. 

Bombeamento de água subterrânea “inclinou” a rotação da Terra, revela estudo -

Imagem: Arte "Terra inclinada" adaptado da NASA em Flickr..

Um novo estudo revelou que a retirada de água do solo e seu transporte para outras áreas resultaram em um deslocamento significativo de massa, levando a uma elevação do nível do mar e um desvio no polo rotacional (SEO, 2023).

A pesquisa, publicada na revista Geophysical Research Letters, examinou as mudanças observadas na deriva do polo rotacional da Terra entre 1993 e 2010. 

A HUMANIDADE CONSEGUIU ALTERAR O EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA
A HUMANIDADE CONSEGUIU ALTERAR O EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA.
Vídeo: Canal “SpaceToday” em Youtube.

Descobriu-se que a Terra inclinou aproximadamente 80 centímetros para leste nesse período, devido à redistribuição massiva de água. 

Especificamente, a extração de 2.150 gigatoneladas de água subterrânea foi responsável por esse desvio.

Como a redistribuição da água alterou o polo rotacional da Terra?

Os pesquisadores explicam que a distribuição de massa de água afeta o movimento da Terra em torno do seu polo rotacional. 

Assim como adicionar um peso a um pião em rotação, a remoção e o deslocamento de água causam alterações no movimento de rotação do nosso planeta. 

Soma dos contribuintes de tendência para a mudança polar.
Considerando os esgotamentos subterrâneos (azul sólido) temos uma tendência muito mais próxima da observação real no planeta (vermelho sólido). A linha azul tracejada é a tendência de mudança polar, desconsiderando o esgotamento subterrâneo.
Imagem: SEO, 2023.

É importante ressaltar que a capacidade da água de mudar a rotação da Terra foi descoberta apenas em 2016, mas a contribuição específica da água subterrânea para essas mudanças era desconhecida.

Na época, os cientistas envolvidos no estudo modelaram as mudanças observadas na deriva polar da Terra, considerando inicialmente apenas as calotas de gelo e as geleiras, mas eles perceberam que o modelo não correspondia aos dados observados. 

Somente quando a redistribuição de água subterrânea foi adicionada ao modelo é que a deriva polar observada foi devidamente reproduzida.

A redistribuição de água subterrânea afeta o meio ambiente?

Além do impacto na rotação da Terra, esse estudo também destaca a preocupação com a elevação do nível do mar. 

Segundo a pesquisa, a retirada de água subterrânea contribuiu com mais de 6 milímetros de aumento do nível do mar entre 1993 e 2010. 

Isso ressalta a importância de considerar a extração de água como uma das causas do aumento do nível do mar, ao lado do derretimento das calotas polares e das geleiras.

As regiões onde ocorreu a maior redistribuição de água subterrânea foram o oeste da América do Norte e o noroeste da Índia, ambos em latitudes médias. 

Portanto, a localização da água subterrânea desempenha um papel importante na magnitude do deslocamento do polo rotacional.

Embora as tentativas de diminuir as taxas de esgotamento de água subterrânea possam teoricamente alterar o desvio da deriva polar, isso só seria possível se as abordagens de conservação fossem sustentadas por décadas.

Essa descoberta também tem implicações a longo prazo. 

Embora as mudanças na deriva do polo rotacional não afetem as estações do ano em curto prazo, elas podem ter um impacto significativo no clima em uma escala de tempo geológica.

Os pesquisadores sugerem que pesquisas futuras poderiam explorar dados do movimento polar desde o final do século XIX, a fim de compreender melhor as variações no armazenamento de água continental ao longo do tempo. 

Essa análise pode ajudar a determinar se houve mudanças nos regimes hidrológicos resultantes do aquecimento climático.

Comente…


Vídeos

O EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA FOI ALTERADO PELAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS?
O EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA FOI ALTERADO PELAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS?
Vídeo: Canal “Prof. Bruno Barros – Tudo Sobre Geografia” em Youtube.

Referências

SEO, Ki‐Weon et al. Drift of Earth’s pole confirms groundwater depletion as a significant contributor to global sea level rise 1993–2010. Geophysical Research Letters, v. 50, n. 12, p. e2023GL103509, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 20 jun 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. Bombeamento de água subterrânea “inclinou” a rotação da Terra, revela estudo. Ciência Mundo, jun 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.