A China concluiu com sucesso a segunda missão orbital de seu avião espacial robótico após 276 dias em órbita.
O veículo foi lançado em 4 de agosto de 2022 e pousou no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan em 9 de maio de 2023.
Embora a China não tenha fornecido muitos detalhes sobre a missão, os especialistas ocidentais acreditam que o veículo é semelhante ao avião robótico X-37B da Força Espacial dos EUA, que tem cerca de 8,8 metros de comprimento.
Ambos os países são reservados sobre as missões desse tipo de veículo espacial.
Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, o sucesso do experimento marca uma importante conquista em tecnologias de espaçonaves reutilizáveis, que oferecerão métodos de viagem mais convenientes e acessíveis para o uso pacífico do espaço no futuro.
Em 31 de outubro de 2022, durante sua missão, o avião espacial chinês lançou algo na órbita da Terra, que, segundo alguns especialistas, era um módulo de serviço.
Acredita-se que esse módulo seja uma espécie de “free flyer”, um pequeno satélite projetado para monitorar o avião espacial chinês — uma suposição correta, considerando o tempo que o veículo robótico permaneceu em órbita.
A China realizou sua primeira missão orbital com o avião espacial robótico em setembro de 2020, que durou apenas dois dias.
Agora, com a conclusão bem-sucedida da segunda missão orbital, a China está um passo mais perto de dominar a tecnologia de espaçonaves reutilizáveis.
Sem dar maiores detalhes, o governo chinês afirmou que o sucesso da missão orbital do avião espacial representa um importante marco na exploração do espaço para a humanidade.
Notícias
China’s mysterious space plane returns to Earth after 9-month orbital mission. space, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 9 maio 2023.
Cite-nos
SANTOS, Fábio. Misterioso avião espacial da China retorna à Terra após missão orbital de 9 meses. Ciência Mundo, maio 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.