Pular para o conteúdo

Tesouro medieval é descoberto com detector de metais na Holanda

Um detectorista encontrou um tesouro de ouro e prata em Hoogwoud, no norte da Holanda, em 2021, mas só agora revelou o seu achado.

Tesouro medieval é descoberto com detector de metais na Holanda -

Imagem: Archeology West-Friesland.

Um jovem historiador e detectorista holandês de 27 anos, chamado Lorenzo Ruijter, fez uma descoberta incrível: um tesouro medieval de ouro com cerca de mil anos de idade, composto por quatro pingentes de ouro, duas tiras de folha de ouro e 39 moedas de prata.

A descoberta foi feita em 2021 na pequena cidade de Hoogwoud, usando um detector de metais, mas só foi divulgada agora.

Tesouro encontrado por Lorenzo Ruijter contendo quatro brincos de ouro e duas tiras de ouro com nervuras de 1000-1050 dC.
O tesouro encontrado por Lorenzo Ruijter contém quatro brincos e duas tiras de ouro datados de 1000-1050 dC.
Imagem: Arqueologia West-Friesland.

Não se sabe ao certo a origem do tesouro, mas a cidade de Hoogwoud era o epicentro de uma guerra entre as regiões holandesas de West Friesland e Holanda.

É possível que alguém poderoso tenha enterrado os objetos valiosos como uma forma de protegê-los e desenterrá-los mais tarde, quando fosse seguro novamente.

Os especialistas do Museu Nacional de Antiguidades da Holanda limparam, investigaram e dataram os objetos do tesouro, e descobriram que a moeda mais nova pode ser de cerca de 1250 d.C., o que significa que o tesouro foi provavelmente enterrado pouco tempo depois.

Além das peças de ouro haviam também trinta e nove centavos de prata (1200-1250 dC).
Além das peças de ouro haviam também trinta e nove centavos de prata (1200-1250 dC).
Imagem: Arqueologia West-Friesland.

A joia já tinha dois séculos quando foi enterrada, e provavelmente era uma “posse valiosa e apreciada”.

É importante destacar que a busca por objetos metálicos com detector de metais é proibida na Holanda do Norte, exceto para empresas ou organizações com certificado emitido para esse fim.

No entanto, Ruijter afirma ter achado as jóias acidentalmente durante um treinamento e formalmente relatou sua descoberta às autoridades arqueológicas locais.

Devido à importância nacional da descoberta, Ruijter decidiu emprestar o tesouro para o Museu Nacional de Antiguidades em Leiden, mas continua sendo o propriedade oficial.

O tesouro pode ser visto na sala central do museu até meados de junho deste ano, e depois será apresentado na nova exposição “O Ano 1000”, que ocorrerá de 13 de outubro de 2023 a 17 de março de 2024.

O achado de Lorenzo Ruijter é impressionante, e nos lembra da importância da preservação da história e do patrimônio cultural mundial, além do papel dos museus na exibição e proteção desses tesouros para as gerações futuras.

Para os especialistas em história e arqueologia, a descoberta do tesouro é uma oportunidade para entender melhor a vida e a cultura da Idade Média na Holanda, e para explorar a relação entre a guerra e a riqueza na época.

Comente…


Vídeos

Notícias

De schatvondst van Hoogwoud. archeologiewestfriesland.nl, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 19 mar 2023.

Dutch historian finds medieval treasure using metal detector. abc.net.au, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 19 mar 2023.

Stunning gem-covered gold earrings discovered in 800-year-old hoard in Germany. Live Science, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 19 mar 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. Tesouro medieval é descoberto com detector de metais na Holanda. Ciência Mundo, mar 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.