Pular para o conteúdo

Titanossauro inédito revela um berço de “pescoçudos” na Europa

Fósseis surpreendentes na Espanha sugerem a origem dos dinossauros Somphospondyli, revelando segredos dos saurópodes.

Titanossauro inédito revela um berço de “pescoçudos” na Europa -

Imagem: Arte "Garumbatitan morellensis" por Grup Guix

Recentemente, cientistas encontraram os fósseis de um gigantesco dinossauro, pertencente à família dos titanossauros, que viveu há aproximadamente 122 milhões de anos, durante o período Cretáceo inferior (MOCHO, 2023)

O dinossauro foi batizado de Garumbatitan morellensis e sua descoberta pode revelar pistas sobre a evolução desses imponentes répteis pré-históricos.

Os titanossauros eram um subgrupo dos saurópodes, conhecidos por sua estrutura de quatro patas, pescoços longos e hábitos alimentares herbívoros. 

Pesquisador sentado próximo aos enormes ossos fossilizados do Garumbatitan morellensis.
Imagem: GBE-UNED.

Este grupo de dinossauros foi notável por sua magnitude, sendo os maiores de todos os dinossauros conhecidos. 

Curiosamente, eles foram os únicos saurópodes a sobreviver até o evento de extinção dos dinossauros, causado pelo impacto de um asteroide, que ocorreu há cerca de 66 milhões de anos.

A descoberta do Garumbatitan morellensis ocorreu no sítio paleontológico de Sant Antoni de la Vespa, próximo à cidade de Morella, onde foram encontrados fósseis de pelo menos três indivíduos. 

Entre esses fósseis estavam vértebras massivas, ossos das pernas alongados e dois conjuntos quase completos de ossos dos pés, o que é uma descoberta rara no contexto dos saurópodes.

Com base nos ossos descobertos, os paleontólogos estimaram que o Garumbatitan morellensis tinha um tamanho médio em comparação com outros titanossauros. 

Embora não seja possível determinar seu tamanho exato com os fósseis disponíveis, um dos indivíduos se destacou por suas dimensões impressionantes, com vértebras com mais de um metro de largura e um fêmur que poderia alcançar dois metros de comprimento.

A peculiaridade deste dinossauro reside na forma de seus ossos, que sugerem que o Garumbatitan morellensis era um dos saurópodes mais primitivos dentro do subgrupo Somphospondyli, que engloba titanossauros e outros saurópodes de formato alongado, como o Brachiosaurus.

Um aspecto intrigante dessa descoberta é a presença deste dinossauro na Espanha, que traz a possibilidade de que a Europa tenha sido o berço dos Somphospondyli. 

Até agora, a origem deste grupo de dinossauros não estava clara, mas a descoberta na Espanha sugere que o continente europeu pode ter sido o ponto de partida para esses dinossauros primitivos.

Além do Garumbatitan morellensis, outros sítios na Península Ibérica têm se revelado ricos em descobertas paleontológicas, contribuindo significativamente para o nosso entendimento da evolução dos saurópodes. 

Em 2022, por exemplo, cientistas encontraram os restos de um gigantesco saurópode não identificado em Portugal, que é considerado um forte candidato ao título de maior fóssil de dinossauro conhecido na Europa, datando de aproximadamente 150 milhões de anos.

À medida que mais evidências são coletadas e estudadas, nosso entendimento do passado da Terra continua a se expandir, revelando os mistérios dos gigantes que habitaram nosso planeta há milhões de anos.

Comente…


Vídeos

Referências

MOCHO, Pedro et al. New sauropod dinosaur from the Lower Cretaceous of Morella (Spain) provides new insights on the evolutionary history of Iberian somphospondylan titanosauriforms. Zoological Journal of the Linnean Society, p. zlad124, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 2 out 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. Titanossauro inédito revela um berço de “pescoçudos” na Europa. Ciência Mundo, out 2023. Disponível em: . Acesso em: 29 fev 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.