Pular para o conteúdo

Primeiros povos da América do Norte podem ter chegado já há 24.000 anos por uma estrada marítima congelada

Primeiros americanos chegaram de barco guiados por uma “rodovia de gelo” ao longo da costa do Pacífico, sugere estudo.

Primeiros povos da América do Norte podem ter chegado já há 24.000 anos por uma estrada marítima congelada -

Imagem: Arte "Primeiros americanos" por Ciência Mundo

O mistério de como e quando os primeiros seres humanos chegaram à América do Norte sempre foi fervorosamente debatido na arqueologia. 

Tradicionalmente, a hipótese mais aceita é a de que um corredor de terra, livre de gelo, se abriu entre as camadas glaciais, permitindo que as pessoas chegassem ao continente há aproximadamente 13.000 anos. 

No entanto, novas descobertas arqueológicas, incluindo pegadas humanas com cerca de 23.000 anos encontradas no Novo México, indicam que a chegada desses habitantes pode ter ocorrido muito antes do que se pensava.

A teoria predominante sugere que os primeiros americanos viajaram ao longo da costa do Pacífico, provenientes de Beringia — a ponte terrestre entre Ásia e América do Norte, que surgiu durante o último máximo glacial. 

Essa ponte terrestre surgiu devido à redução dos níveis do mar, provocada pelo aprisionamento de grandes volumes de água nos blocos de gelo.

Contudo, em um trabalho recente, pesquisadores sugerem que foi uma rota marítima congelada, e não uma rota terrestre, que conduziu os primeiros povos da América do Norte ao longo da costa do Pacífico (PRAETORIUS, 2023)

Isso desafia a ideia convencional de um corredor terrestre e propõe a utilização do gelo marítimo como base para a movimentação dos primeiros habitantes.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores do Serviço Geológico dos Estados Unidos basearam-se em reconstruções paleoclimáticas da região do noroeste do Pacífico. 

Ao analisar proxies climáticos em sedimentos oceânicos, como plâncton fossilizado, os cientistas puderam reconstituir as condições oceânicas durante períodos propícios à migração humana.

Os resultados indicam que, durante o pico do último máximo glacial, aproximadamente 20.000 anos atrás, as correntes oceânicas eram duas vezes mais fortes do que as atuais, devido aos ventos glaciais e aos níveis mais baixos do mar.

Embora essas condições não fossem impossíveis para a navegação, tornariam a viagem de barco extremamente desafiadora naquele momento.

No entanto, os registros também revelaram condições propícias à navegação, em momentos anteriores e posteriores ao pico glacial, quando ainda havia o gelo, mas as tormentas marítimas haviam cessado.

Os dados climáticos indicam condições propícias à migração entre 24.500 e 22.000 anos atrás, e 16.400-14.800 anos atrás, possivelmente facilitadas pela presença de gelo marítimo 

A hipótese dos pesquisadores é a de que os primeiros americanos, adaptados ao frio, podem ter aproveitado algum desses momentos, utilizando esse gelo como plataforma para viajar, similar à prática dos povos do Ártico hoje.

Logo, ao invés de remar contra correntes glaciais, os antigos habitantes podem ter avançado de barco lentamente pela costa, caçando mamíferos marinhos.

Esta teoria, embora difícil de ser comprovada devido à maioria dos sítios arqueológicos estar submersa, fornece uma nova estrutura para compreender a possível chegada dos humanos à América do Norte, sem depender de uma ponte terrestre ou de viagens oceânicas fáceis.

Contudo, a ideia da “rodovia de gelo” não exclui outras rotas de migração humana posteriormente. 

Para os pesquisadores, diferentes rotas e métodos de migração podem ter sido utilizados ao longo do tempo, destacando a complexidade e a adaptabilidade dos primeiros povos da América do Norte.

Pesquisas futuras podem revelar mais sobre a engenhosidade humana antiga, expandindo nossa compreensão da história da migração e colonização nas Américas.

Comente…


Vídeos

Referências

PRAETORIUS, Summer Kate et al. Did a “Sea-ice Highway” facilitate early human migration from Beringia into North America along the coastal route?. AGU23, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 2 dez 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. Primeiros povos da América do Norte podem ter chegado já há 24.000 anos por uma estrada marítima congelada. Ciência Mundo, dez 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.