O Telescópio Espacial James Webb da NASA capturou uma imagem impressionante de uma estrela prestes a explodir em supernova.
A imagem mostra a estrela WR 124 no meio de uma nuvem cósmica espetacular.
Conforme a estrela, que tem cerca de 30 massas solares, se aproxima de se tornar uma supernova, ela expele suas camadas externas.
Até agora, ela já ejetou o equivalente a 10 massas solares de material. Esse fenômeno, conhecido como Wolf-Rayet, é raramente visto na fase de vida das estrelas.
De acordo com os oficiais da NASA, as observações detalhadas do James Webb dessa fase rara são valiosas para os astrônomos, pois as estrelas massivas passam por seus ciclos de vida em alta velocidade, e apenas algumas delas passam por uma breve fase, antes de explodir em uma supernova.
A estrela gigantesca está localizada a 15.000 anos-luz de distância na constelação Sagitta.
A primeira foto da estrela WR 124 obtida pelo James Webb foi tirada em junho de 2022, pouco depois de o telescópio entrar em operação.
O halo luminoso da estrela foi capturado com detalhes sem precedentes graças à capacidade do telescópio de detectar o brilho infravermelho do gás quando ele esfria para formar poeira cósmica.
Segundo os astrônomos da NASA, se a nuvem sobreviver a supernova poderá contribuir para o “orçamento da poeira cósmica do universo”.
A poeira é fundamental para o funcionamento do universo, já que ela alimenta as estrelas em formação, se junta para formar planetas gasosos e serve como playground para as moléculas se unirem e formar estruturas complexas como os blocos de construção da vida na Terra.
Os astrônomos não conseguem explicar a quantidade de poeira presente no universo atualmente. “O universo está operando com um excesso de orçamento de poeira”, escreveram os oficiais da NASA.
Contudo, observações como esta do James Webb, podem nos dar uma luz sobre a origem misteriosa de toda essa poeira.
Vídeos
Referências
URBAN, Thomas M. et al. 3-D radar imaging unlocks the untapped behavioral and biomechanical archive of Pleistocene ghost tracks. Scientific reports, v. 9, n. 1, p. 1-10, 2019. Disponível em: <link>. Acesso em: 29 maio 2023.
Notícias
James Webb Space Telescope captures star going supernova in a dazzling cloud of dust. Live Science, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 16 mar 2023.
NASA’s Webb Telescope Captures Rarely Seen Prelude to Supernova. NASA, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 16 mar 2023.
Cite-nos
SANTOS, Fábio. James Webb captura momento raro anterior a uma explosão supernova. Ciência Mundo, mar 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.