Pular para o conteúdo

Baleias jubarte são filmadas fazem esfoliação para limpeza de pele no fundo do mar

Pesquisadores filmaram pela primeira vez baleias jubarte rolando na areia do fundo do mar para se livrar de pele morta e parasitas que vivem em sua pele.

Baleias jubarte são filmadas fazem esfoliação para limpeza de pele no fundo do mar - Baleias jubarte fazendo esfoliação de pele no fundo do mar.

Imagem: Olaf Meynecke

O comportamento, conhecido como “rolamento de areia“, é uma técnica de esfoliação e pode ajudar as baleias a manter sua pele saudável e hidrodinâmica.

De acordo com Olaf Meynecke, ecologista marinho da Griffith University na Austrália, as baleias jubarte escolhem áreas rasas e arenosas próximas às suas rotas migratórias para se esfoliar (MEYNECKE, 2023)

Whales stop by Gold Coast bay for day spa fix with full body scrubs
Whales stop by Gold Coast bay for day spa fix with full body scrubs.
Vídeo: Canal “cience X: Phys.org, Me” em Youtube.

As baleias realizam rotações de areia em regiões de até 50 metros abaixo da superfície do oceano, onde podem remover parasitas que vivem em sua pele e que podem afetar seu desempenho durante a migração.

Os pesquisadores utilizaram ventosas para prender câmeras de alta definição e outros sensores às baleias, permitindo que filmassem o comportamento durante a migração das baleias para as áreas de alimentação na Antártica. 

Embora seja comum filmar as baleias jubarte se alimentando próximo ao fundo do mar, essa é a primeira vez que os pesquisadores as registraram rolando na areia para se limpar. 

Em um estudo publicado em 2016 na revista Marine Biodiversity Records, foi sugerido que as baleias jubarte usam o fundo do mar para fins higiênicos, mas os avistamentos relatados foram oportunistas e feitos a partir de um barco, em vez de debaixo d’água.

Os barnacles — pequenos crustáceos que se fixam em outras criaturas marinhas — são um dos parasitas que as baleias jubarte removem com a técnica de esfoliação de areia. 

Segundo o National Oceanic and Atmospheric Administration’s National Ocean Service, os barnacles precisam ser removidos para que as baleias possam permanecer hidrodinâmicas e preservar energia.

A esfoliação no fundo do mar também pode ajudar as baleias jubarte a manter uma pele saudável. 

A pele das baleias abriga diversas comunidades de bactérias que podem representar uma ameaça para feridas abertas se as bactérias crescerem em grande número. 

Segundo Meynecke, a remoção do excesso de pele é uma necessidade para manter uma comunidade de pele bacteriana saudável.

Além de manter a saúde da pele, a esfoliação no fundo do mar também pode ser uma atividade social de lazer ou relaxamento para as jubartes. 

Segundo Meynecke, esse comportamento foi observado no contexto de socialização, após o cortejo, competição ou outras formas de interação social. 

Outras espécies de baleias, incluindo as baleias-boreal e as belugas, são também conhecidas por realizar comportamentos semelhantes de esfoliação no fundo do mar.

Um fato curioso é que esse comportamento de esfoliação também serve de “lanche” para pequenos peixes que se alimentam de pele morta depois que as baleias rolaram na areia.

Uma preocupação dos pesquisadores é que, embora a técnica de “rolamento de areia” seja benéfica para as baleias jubarte, essa atividade apresenta riscos, como a colisão com navios ou de ficar preso em redes de pesca. 

Por isso, Meynecke alerta que é importante que a conservação das baleias seja levada em consideração pelos grandes empreendimentos governamentais e pela indústria pesqueira, a fim de minimizar os impactos negativos e preservar essa espécie majestosa.

Comente…


Referências

MEYNECKE, Jan-Olaf; GUSTAFON, Johan; CADE, David E. Exfoliating Whales–Sandy Bottom Contact Behaviour of Humpback Whales. Journal of Marine Science and Engineering, v. 11, n. 3, p. 600, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 12 maio 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. Baleias jubarte são filmadas fazem esfoliação para limpeza de pele no fundo do mar. Ciência Mundo, maio 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.