Pular para o conteúdo

Foto Impressionante do telescópio Hubble revela aglomerado M55 repleto de estrelas

Uma imagem recente do Telescópio Espacial Hubble da NASA mostra o aglomerado globular Messier 55 como nunca se viu antes.

Foto Impressionante do telescópio Hubble revela aglomerado M55 repleto de estrelas -

Imagem: NASA.

O Telescópio Espacial Hubble da NASA continua nos presenteando com imagens deslumbrantes do universo.

A mais recente é uma imagem do aglomerado estelar M55 (ou Messier 55), localizado na constelação de Sagitário.

A imagem obtida pelo Hubble mostra apenas uma parte do aglomerado M55, que parece esférico por causa da intensa atração gravitacional das estrelas aproxima.
A imagem obtida pelo Hubble mostra apenas uma pequena área do aglomerado M55, que parece esférico por causa da intensa atração gravitacional das estrelas próximas.
Imagem: NASA.

O aglomerado globular de M55 contém cerca de 100.000 estrelas, algumas das quais brilham com diferentes intensidades, especialmente na região central.

A combinação das gravidades das estrelas de M55 molda o aglomerado em uma forma esférica, uma característica comum a mais de 150 objetos semelhantes que orbitam a Via Láctea.

O aglomerado de estrelas M55 foi descoberto pelo astrônomo francês Nicolas Louis de Lacaille em 1752, e adicionado posteriormente ao famoso catálogo Messier por Charles Messier.

Embora relativamente brilhante, o aglomerado é difícil de ser observado a olho nu devido à atmosfera da Terra.

O telescópio Hubble, é capaz de obter imagens nítidas de M55 e de suas estrelas individuais graças à sua localização acima da atmosfera terrestre.

A imagem menor (canto inferior esquerdo) obtida pelo Digital Sky Surveyem solo ilustra a pequena área de Messier 55 que o Hubble fotografou.
A imagem menor (canto inferior esquerdo) obtida pelo Digital Sky Surveyem (DSS) em solo ilustra a pequena área de Messier 55 que o Hubble fotografou.
Imagem: NASA.

O telescópio já fotografou pelo menos 93 dos 110 objetos do catálogo Messier até o momento.

Embora M55 seja relativamente conhecido, os astrônomos ainda sabem pouco sobre o aglomerado.

Com cerca de 17.000 anos-luz de distância da Terra, M55 tem cerca de 100 anos-luz de diâmetro e ocupa cerca de dois terços da largura de uma lua cheia vista da Terra.

Os cientistas acreditam que o estudo de aglomerados globulares como M55 pode ajudar a entender a evolução das estrelas e da galáxia como um todo.

Esses objetos são frequentemente usados ​​como laboratórios naturais para estudar a física estelar, a história da Via Láctea e até mesmo a natureza da matéria escura.

Comente…


Vídeos

Notícias

Stunning Hubble telescope photo reveals star-studded M55 cluster. space.com, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 26 mar 2023.

Messier 55. NASA, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 26 mar 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. Foto Impressionante do telescópio Hubble revela aglomerado M55 repleto de estrelas. Ciência Mundo, mar 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.