Pular para o conteúdo

O povo Maori e a sua desconhecida história com a Antártida

Teriam sido os Maoris o primeiro povo a pisar no continente gelado? A história da Antártida pode estar prestes a ser reescrita.

O povo Maori e a sua desconhecida história com a Antártida -

Imagem: Ciência Mundo Art.

A história da exploração da Antártida é frequentemente associada a navegantes brancos. A primeira visão confirmada desse continente é atribuída a uma expedição russa em 1820, enquanto o primeiro desembarque em terra é atribuído a um explorador americano em 1821.

No entanto, um estudo realizado por pesquisadores neozelandeses sugere que o povo indígena, Maori, têm uma longa e ainda desconhecida história com o continente mais gelado da Terra (WEHI, 2023).

A equipe de pesquisa, liderada pela bióloga conservacionista Priscilla Wehi do instituto Manaaki Whenua Landcare Research, examinou artigos publicados fora dos canais acadêmicos comuns, relatórios técnicos, além de histórias e lendas contadas de boca, passadas de geração em geração.

“Encontramos referências às águas da Antártida ocorrendo desde as primeiras viagens narradas pelos ancestrais, além da participação desses nativos em viagens e explorações lideradas por europeus, pesquisas científicas contemporâneas, relatórios de pesca e muito mais há séculos”, disse Wehi em 2021.

Os pesquisadores destacam uma viagem ao sul ocorrida no início do século VII pelo chefe polinésio Hui Te Rangiora e seu grupo. Isso faz deles os primeiros seres humanos que viram as águas da Antártida, mais de mil anos antes da expedição russa de 1820, antes mesmo da migração planejada dos habitantes polinésios para a Nova Zelândia.

“Em algumas narrativas, dá a entender que Hui Te Rangiora e seu grupo teriam permanecido nas águas do sul por um bom tempo. Por isso eles podem ter sido os primeiros seres humanos a ver as águas da Antártida e possivelmente o continente”, escreveram os pesquisadores no artigo.

“A viagem de Hui Te Rangiora e seu retorno fazem parte da história do povo Ngāti Rārua, e essa história aparecem em várias inscrições”, continuaram os cientistas.

Este achado pode não ser tão surpreendente para um leitor Maori, que ouve essas histórias desde criança, mas para os pesquisadores a literatura acadêmica ainda tem muito a aprender com esse conhecimento popular.

Além de sua presença histórica na Antártida, os Maoris também estão envolvidos em vários programas científicos naquela região. Recentemente, um número significativo de Maoris têm participado ou está participando dos programas científicos da Antártida da Nova Zelândia, fazendo pesquisas sobre os efeitos das mudanças climáticas, a ecologia da população de pinguins e muito mais. Os autores deste artigo esperam que esse número continue a crescer.

De acordo com a Dra. Wehi, “considerar grupos até então sub representados, como os Maoris, nos atuais programas de pequisa antárticos será de grande valor para a participação da Nova Zelândia no Sistema do Tratado Antártico.”

Wehi ainda complementa dizendo que “O aumento do número de cientistas Maoris antárticos e a incorporação de perspectivas Maoris adicionarão profundidade aos programas de pesquisa da Nova Zelândia com objetivo de dar proteção e gerir a Antártida.”

Comente…


Vídeos

Referências

WEHI, Priscilla M. et al. A short scan of Māori journeys to Antarctica. Journal of the Royal Society of New Zealand, v. 52, n. 5, p. 587-598, 2022. Disponível em: <link>. Acesso em: 29 maio 2022.

Notícias

Māori Voyaged to Antarctica at Least 1,000 Years Before Europeans, Study Finds. Science Alert, 2022. Disponível em: <link>. Acesso em: 15 maio 2022.

Cite-nos

SANTOS, Gabriel. O povo Maori e a sua desconhecida história com a Antártida. Ciência Mundo, Rio de Janeiro, abril 2023. Disponível em: . Acesso em: .


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.