Pular para o conteúdo

Pesquisadores reprogramam células da pele humana para rejuvenescerem 30 anos

Cientistas desenvolvem um método de rejuvenescimento celular que pode frear os efeitos desagradáveis da senescência e até reverter o envelhecimento.

Pesquisadores reprogramam células da pele humana para rejuvenescerem 30 anos -

Imagem: geralt em Pixabay.

Apesar de nunca termos encontrado a mítica “fonte da juventude”, pesquisadores de áreas como biologia molecular e genética buscam, já há algum tempo, métodos para retardar a senescência através do rejuvenescimento celular. Em um desses trabalhos recentes, pesquisadores conseguiram reprogramar uma célula da pele humana, transformando-a em uma célula-tronco, biologicamente mais jovem, que mantém algumas características da célula original.

O estudo foi coordenado pelo biólogo Diljeet Gill — do Instituto Babraham, no Reino Unido, — e baseado no trabalho do Prêmio Nobe Shinya Yamanaka, que conseguiu transformar células normais, com funções específicas, em células-tronco, que podem se tornar “qualquer coisa” (GILL, 2022).

Segundo Gill , a nossa compreensão do envelhecimento ao nível molecular evoluiu muito na última década, possibilitando a criação de técnicas que permitem aos pesquisadores medir as mudanças biológicas relacionadas à idade das células humanas. Algumas dessas técnicas foram utilizadas no atual experimento para determinar a extensão da reprogramação alcançada pelo novo método proposto.

O novo método, apelidado de “reprogramação transitória de fase de maturação”, funciona em apenas 13 dias (o método do professor Yamanaka funcionava em 50 dias) e consegue manter a identidade e as funções originais da célula, antes que o estado da célula-tronco seja alcançado.

A equipe de pesquisadores aferiu uma série de indicadores biológicos, incluindo o relógio epigenético (marcadores químicos que indicam a idade) e o transcriptoma (leituras de genes produzidas pelas células) para confirmar que as células da pele realmente foram revertidas na idade biológica por três décadas.

Observou-se que as células rejuvenescidas voltaram a produzir colágeno — uma proteína útil para estruturar tecidos e curar feridas — a uma taxa superior às células jovens de controle usadas no estudo. Para os pesquisadores, isso mostra que o novo método de reprogramação é capaz de rejuvenescer células velhas sem que elas percam suas funções. Além disso, observou-se também uma reversão em alguns indicadores de envelhecimento em genes associados a doenças, algo que merece ser investigado em trabalhos futuros.

Os cientistas ainda não entendem completamente o funcionamento do mecanismo por trás da reprogramação transitória da fase de maturação, mas acreditam que certos elementos-chave do genoma, que ajudam a controlar a identidade celular, podem ter escapado da reprogramação.

Gill e sua equipe ficaram empolgados com os resultados iniciais. Segundo eles, o envelhecimento traz uma série de problemas de saúde, como doenças cardíacas e Alzheimer, e o atual trabalho pode ajudar a encontrar maneiras de enfrentar a progressão desses distúrbios.

O próximo passo agora é tentar aplicar as técnicas usadas neste estudo a outros tipos de células do corpo e garantir que os processos sejam seguros, antes de serem testados fora do laboratório em ensaios clínicos.

Segundo o biólogo molecular Wolf Reik – do Instituto Babraham – no ritmo que estamos andando, em breve conseguiremos identificar genes do rejuvenescimento, mesmo sem a reprogramação, e direcioná-los especificamente para reduzir os efeitos do envelhecimento. A nova abordagem proposta pelos pesquisadores pode impulsionar descobertas valiosas no futuro, que podem abrir um incrível horizonte terapêutico.

Comente…


Vídeos

Cientistas conseguem rejuvenescer células da pele em 30 anos
Uma reportagem sobre a pesquisa de rejuvenescimento celular.
Vídeo: Canal “Fala Brasil – Record” em Youtube.

Referências

GILL, Diljeet et al. Multi-omic rejuvenation of human cells by maturation phase transient reprogramming. eLife, v. 11, p. e71624, 2022. Disponível em: <link>. Acesso em: 29 set. 2022.

Notícias

Scientists Rewind The Clock of Human Skin Cells to Make Them Act 30 Years Younger. Science Alert, 2022. Disponível em: <link>. Acesso em: 15 ago. 2022.

Cite-nos

SANTOS, Gabriel. Pesquisadores reprogramam células da pele humana para rejuvenescerem 30 anos. Ciência Mundo, Rio de Janeiro, abr. 2022. Disponível em: . Acesso em: .


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.