O governo americano confirmou recentemente, em um documento publicado no dia 6/4/2022, que uma pequena rocha incandescente, que atravessou os céus da Papua Nova Guiné no dia 8 de janeiro de 2014 e atingiu a costa nordeste do país, era, na verdade, um meteoro, vindo de outro sistema solar.
O meteoro, batizado de CNEOS 2014-01-08, já havia sido identificado como um objeto interestelar em um artigo não reconhecido pela comunidade científica, publicado em 2019, pelo estudante de graduação Amir Siraj — da Universidade de Harvard — e seu professor Abraham Loeb.
O objeto, no entanto, foi confirmado no dia 6/4/2022, pelo Comando Espacial dos EUA, que divulgou no Twitter um documento sobre a descoberta. No documento, o tenente-general da Força Espacial dos EUA, John Shaw, afirma que após analisar dados de satélites e sensores do dia da “colisão”, foi constatado que a trajetória e a velocidade do objeto indicam com precisão um meteoro interestelar.
Segundo Siraj, o meteoro atingiu a atmosfera da Terra a 45 km/s, mas parte dessa velocidade se deve ao fato da Terra estar girando ao redor do Sol, em sentido contrário ao movimento do objeto.
Ao isolar todas as interferências gravitacionais, Siraj concluiu, através de softwares de simulação, que o objeto já havia passado próximo à Terra antes, há uma velocidade de 60 km/s.
Siraj e Loeb tentaram publicar a descoberta em um jornal científico, mas foram impedidos, pois, seus dados, obtidos da NASA, não revelavam algumas informações importantes relativas à precisão das leituras. Essa história mudou com a publicação do documento que confirma o meteoro interestelar.
Vale lembrar que o CNEOS 2014-01-08 é o primeiro meteoro interestelar a atingir a Terra, mas não é o único vagando pelo Sistema Solar. Recentemente, também foram descobertos os objetos interestelares Oumuamua, em 2017, e o Borisov, em 2018.
Vídeos
Notícias
Spy Satellites Confirmed Our Discovery of the First Meteor from beyond the Solar System. Scientific American, 2022. Disponível em: <link>. Acesso em: 15 ago. 2022.
U.S. officials confirm first known interstellar meteor struck Earth in 2014. NBC News, 2022. Disponível em: <link>. Acesso em: 15 ago. 2022.
Cite-nos
SANTOS, Gabriel. Governo americano confirma que meteoro interestelar atingiu a Terra em 2014. Ciência Mundo, Rio de Janeiro, abr. 2022. Disponível em: . Acesso em: .