Pular para o conteúdo

Cientistas encontram meteorito oriundo de meteoroide que explodiu nos céus do Texas

A rocha espacial (meteoroide) estava viajando a cerca de 43.452 km/h quando atingiu a atmosfera e virou uma bola de fogo (meteoro), que explodiu, deixando vários fragmentos no solo (meteoritos), que agora estão sendo “caçados”.

Cientistas encontram meteorito oriundo de meteoroide que explodiu nos céus do Texas -

Imagem: Robert Ward - American Meteor Society

No dia 15 de fevereiro de 2023, um meteoroide com quase meia tonelada explodiu nos céus do Texas, com uma força de explosão equivalente a 8 toneladas de TNT.

Felizmente, a queda não causou danos significativos, mas fragmentos do meteoroide foram encontrados por cientistas na região.

Segundo a NASA, a maioria dos meteoroides que atingem a Terra são pequenos e não representam uma ameaça para o planeta ou para a vida.

No entanto, em casos raros, um meteoroide maior pode causar danos consideráveis.

O evento ocorreu nos céus de McAllen, uma cidade localizada a cerca de 100 km a oeste de Brownsville, na fronteira com o México.

Por volta das 17h30 do horário local, a polícia recebeu relatos de um forte estrondo, enquanto o controle de tráfego aéreo de Houston recebeu relatórios de meteoros de dois aviões, segundo o xerife do condado de Hidalgo, Eddie Guerra.

No dia seguinte, a NASA emitiu um comunicado confirmando o evento e explicando que o meteoroide provavelmente tinha cerca de 0,6 metros de diâmetro e pesava cerca de 454 kg quando entrou na atmosfera.

Ele viajava a uma velocidade de cerca de 43.452 km/h e explodiu a uma altitude de cerca de 34 km, com a força de 8 toneladas de TNT.

Embora a maioria dos meteoros queime antes que seus fragmentos atinjam a superfície, vários fragmentos foram encontrados na região do Texas.

Segundo a NASA, esses fragmentos são chamados de meteoritos e podem ser facilmente encontrados quando há eventos recentes.

O pesquisador de ciência planetária e caçador de meteoritos, Robert Ward, descobriu o primeiro meteorito do evento perto de El Sauz, Texas.

Primeiro meteorito encontrado no Texas em 18 de fevereiro de 2023, por Robert Ward.
Imagem: Robert Ward.

Este evento foi o terceiro maior em três dias, após um meteoroide de quase um metro de diâmetro ter iluminado os céus noturnos da França e da Inglaterra em 13 de fevereiro.

Além disso, uma bola de fogo também foi registrada no sul da Itália em 14 de fevereiro.

De acordo com a NASA, após terem caído e resfriado, os meteoritos geralmente não representam riscos para os seres humanos.

No entanto, se alguém encontrar um meteorito suspeito, deve relatá-lo às autoridades locais.

Comente…


Vídeos

Notícias

Scientists find meteorite in Texas from fireball that exploded with the force of 8 tons of TNT. space.com, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 27 fev 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. Cientistas encontram meteorito oriundo de meteoroide que explodiu nos céus do Texas. Ciência Mundo, fev 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.