Pular para o conteúdo

Arqueólogos descobrem vaso sanitário de 2.200 anos na China

O achado intrigou os pesquisadores, pois o vaso sanitário com descarga é considerado uma invenção inglesa do século XVI.

Arqueólogos descobrem vaso sanitário de 2.200 anos na China - Vaso sanitário chinês de 2200 anos.

Imagem: China.org.cn/Facebook.

Uma equipe de arqueólogos da Academia Chinesa de Ciências Sociais encontrou recentemente um vaso sanitário antigo durante escavações em dois grandes edifícios no palácio da cidade de Yueyang, na China.

De acordo com a agência de notícias estatal da China, o vaso sanitário é estimado entre 2.200 e 2.400 anos, do período dos Estados Combatentes até o início da dinastia Han, tornando-se uma das descobertas mais antigas desse tipo de dispositivo já feitas.

Edifício antigo em ruínas da cidade de Yueyang onde o sanitário com descarga foi encontrado.
Edifício antigo em ruínas da cidade de Yueyang onde o sanitário com descarga foi encontrado.
Imagem: Sina Weibo em Global Times.

A descoberta é intrigante porque se acredita que a invenção do vaso sanitário moderno com descarga é proveniente da Inglaterra vitoriana, portanto, a descoberta de um vaso sanitário tão antigo na China é surpreendente.

O achado do vaso sanitário na cidade de Yueyang é o primeiro e único do tipo já descoberto na China.

Além do vaso sanitário, outras peças quebradas e um tubo que levava a uma vala externa foram encontrados no local. De acordo com Liu Rui, um membro da equipe de escavação, o “objeto de luxo” provavelmente teria sido usado apenas por membros de alto escalão do palácio da província de Shaanxi.

Partes quebradas do vaso sanitário com descarga, incluindo um tubo dobrado, desenterradas no sítio arqueológico de Yueyang, no noroeste da China.
Imagem: China.org.cn em Facebook

O especialista em ferramentas antigas, Fan Mingyang, afirmou que o vaso sanitário é “espantosamente avançado”, pois utiliza o mesmo sistema de drenagem de água que é usado nos dias atuais.

Analisando o dispositivo, provavelmente os servos do palácio tinham que despejar água na bacia do vaso sanitário sempre que fosse usado.

Os arqueólogos chineses estão empolgados, pois a análise do solo ao redor do vaso sanitário pode fornecer pistas sobre as dietas e hábitos alimentares das pessoas que usavam o banheiro antigo.

“A escavação arqueológica no palácio de Yueyang também acrescenta grande valor ao estudo da disposição das capitais nas dinastias antigas”, complementam os pesquisadores.

A descoberta do vaso sanitário antigo na China é um importante marco na história do saneamento, e destaca a importância do estudo da arqueologia para a compreensão da evolução dos sistemas sanitários em todo o mundo.

O achado também nos mostra que uma mesma inovação tecnológica pode surgir em diferentes culturas e em diferentes momentos da história da humanidade.

Comente…


Vídeos

Notícias

2,200-Year-Old Flush Toilet Found in China Likely One of The Oldest Ever Discovered. Science Alert, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 20 fev 2023.

2,400-year- old ‘flush toilet’ discovered in Shaanxi Province. Global Times, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 20 fev 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. Arqueólogos descobrem vaso sanitário de 2.200 anos na China. Ciência Mundo, fev 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.