Pular para o conteúdo

Vulcões de Vênus ainda estão ativos, sugerem as “novas” evidências

Os pesquisadores descobriram um vulcão em erupção em Vênus ao reprocessar dados de radar da década de 90 com algoritmos modernos.

Vulcões de Vênus ainda estão ativos, sugerem as “novas” evidências -

Imagem: NASA.

Recentemente, foi divulgado um novo estudo que indica que Vênus ainda tem atividade vulcânica.

A descoberta foi realizada após uma nova análise de imagens antigas da espaçonave Magellan da NASA, que observou o vulcão Maat Mons duas vezes entre 1990 e 1992 (HERRICK, 2023).

A análise mostra a primeira evidência definitiva de um vulcão entrando em erupção no planeta.

Os cientistas há muito tempo acreditam que Vênus seja vulcanicamente ativo, já que é um planeta do tamanho e de massa semelhante à Terra, o que sugere uma quantidade semelhante de calor interno, que deve escapar de alguma forma.

Imagens de radar da espaço nave Magellan  do vulcão Maat Mons.
Imagens de radar da espaçonave Magellan mostrando o antes (cima) e o depois (baixo) de uma região na superfície de Vênus.
A maioria dessas diferenças ocorreu porque a espaçonave estava olhando em direções opostas, dando sombreamento e iluminação diferentes na superfície.
Contudo os cientistas foram capazes de mostrar que algumas dessas diferenças ocorreram devido a mudanças reais na superfície do planeta, o que sugere uma erupção vulcânica.

No entanto, até agora, não havia evidências concretas para essa teoria.

Segundo o atual estudo, em um período de 243 dias (terrestres) de observações, a abertura vulcânica do Maat Mons mudou de um círculo de 2,2 km² para uma mancha de 4 km², indicando uma erupção.

A descoberta é significativa, pois muitos relatórios de evidências circunstanciais de erupções em Vênus foram divulgados ao longo dos anos, mas foi difícil identificar mudanças específicas no terreno que não fossem meras miragens.

A descoberta também indica que Vênus ainda está ativo e pode ter vulcões em atividade.

Segundo o cientista planetário Paul Byrne, da Universidade de Washington em St. Louis, “não é possível que um planeta do tamanho de Vênus que estava vulcanicamente ativo há 30 anos esteja completamente parado hoje”. “Definitivamente ainda há algo ocorrendo lá”, continuou o pesquisador.

Os cientistas agora têm uma ideia do que esperar em futuras missões a Vênus, como VERITAS, um satélite que mapeará todo o planeta a partir do espaço, e EnVision, que fornecerá imagens de alta resolução de regiões selecionadas.

A descoberta também poderá levar a novas ideias de pesquisa sobre a atividade vulcânica em Vênus.

Essa descoberta é de grande importância para a ciência, pois indica que Vênus não é um planeta morto e sem atividade.

Isso pode ajudar os cientistas a entender melhor a formação dos planetas e como eles evoluem ao longo do tempo.

Ainda há muito a ser descoberto sobre Vênus, e novas missões podem trazer informações valiosas sobre o planeta e seu passado geológico.

Comente…


Vídeos

VÊNUS É UM PLANETA COM VULCÕES ATIVOS
VÊNUS É UM PLANETA COM VULCÕES ATIVOS.
Vídeo: Canal “SpaceToday” em Youtube.

Referências

HERRICK, R. et al. Direct observation of volcanic activity on Venus from repeat Magellan imaging. Lunar and Planetary Science Conference, The Woodlands, Texas, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em:17 mar 2023.

Notícias

A volcano on Venus was spotted erupting in decades-old images. Science News, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 17 mar 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. Vulcões de Vênus ainda estão ativos, sugerem as “novas” evidências. Ciência Mundo, mar 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.