Pular para o conteúdo

Terra tem, novamente, o dia mais curto já registrado

O dia 29 de junho de 2022 encerrou 1,59 milissegundos mais cedo do que o esperado, segundo a timeanddate.com.

Terra tem, novamente, o dia mais curto já registrado -

Imagem: PIRO por Pixabay

A duração normal do dia na Terra é de 24 horas, ou 86.400 segundos, mas, nos últimos anos, a rotação do planeta vem inexplicavelmente acelerando, causando a redução de alguns dias do ano.

Segundo o pesquisador Leonid Zotov, em uma entrevista à CBS News, “a Terra começou a acelerar em 2016, com velocidades recordes em 2020, 2021 e agora, novamente, em 2022”.

Zotov — que é professor da Lomonosov Moscow State University e publicou recentemente um estudo sobre o tema — acredita que esta flutuação seja causada pelas marés da Terra (BIZOUARD, 2022).

Ele diz que “nem todos os dias são curtos, mas se essa tendência continuar, as aferições nos relógios atômicos – instrumento universal utilizado para medir o tempo na Terra – podem ter que mudar”. Alguns cientistas propõem a introdução de um segundo bissexto negativo, para ajustar a escala dos relógios atômicos, caso não consigamos nos alinhar com as oscilações naturais da rotação da Terra.

Nesta abordagem, ao contrário dos anos bissextos, que têm um dia extra adicionado, um segundo bissexto negativo significaria que os relógios “pulariam um segundo”.

Alguns engenheiros, no entanto, se opõem à introdução de um segundo bissexto, pois isso poderia levar a problemas tecnológicos devastadores em larga escala. Os engenheiros da Facebook/Meta, Oleg Obleukhov e Ahmad Byagowi, que também são pesquisadores, escreveram recentemente um artigo sobre o assunto (OBLEUKHOV, 2022). Eles estão realizando uma campanha contrária a uma possível futura introdução de segundos bissextos nos relógios atômicos padronizados.

“A manipulação de segundos bissextos negativos já é suportada a bastante tempo por grandes empresas como a Meta, que, inclusive, já realizou várias simulações nesse sentido”, disseram os engenheiros à CBS News. “No entanto, como isso nunca foi testado em escala mundial, tememos que estes micro ajustes possam levar a interrupções imprevisíveis e devastadoras em todo o mundo”.

Os engenheiros explicam que o conceito de “segundo bissexto”, introduzido em 1972, beneficia principalmente cientistas e astrônomos, pois permite observar corpos celestes usando o UTC (Tempo Universal Coordenado) . Contudo, introduzir novos segundos bissextos é uma prática arriscada que faz mais mal do que bem para os demais propósitos, e, dessa forma, devemos discutir novas tecnologias que substituam este conceito obsoleto.

Oleg Obleukhov e Ahmad Byagowi acreditam que um dos muitos fatores que contribuem para a rotação mais rápida da Terra seria o derretimento das geleiras das montanhas mais altas do mundo, em decorrência do aquecimento global.

É a mesma lei da conservação do momento, que observamos em um patinador artístico, porém aplicada ao planeta Terra inteiro. O patinador gerencia sua velocidade angular controlando o movimento de seus braços.

À medida que ele abre os braços, sua velocidade angular diminui, porém, quando ele coloca os braços de volta, sua velocidade aumenta. O mesmo acontece com a Terra por causa do aumento da temperatura global. As geleiras derretem e levam ao aumento da velocidade angular planetária.

Apesar das críticas, Zotov e seus colegas apresentarão os resultados dessa pesquisa na conferência da Ásia e Oceania da Geosciences Society deste ano.

Comente…


Vídeos

Referências

BIZOUARD, C.; FERNÁNDEZ, L. I.; ZOTOV, L. Admittance of the Earth Rotational Response to Zonal Tide Potential. Journal of Geophysical Research: Solid Earth, v. 127, n. 3, p. e2021JB022962, 2022.. Disponível em: <link>. Acesso em: 29 maio 2022.

OBLEUKHOV, O.; BYAGOWL, A. It’s time to leave the leap second in the past. Meta. 2022. Disponível em: <link>. Acesso em: 3 ago 2022.

Notícias

Earth is spinning faster than usual and had its shortest day ever. CBS News, 2022. Disponível em: <link>. Acesso em: 3 ago 2022.

Cite-nos

SANTOS, Gabriel. Terra tem, novamente, o dia mais curto já registrado. Ciência Mundo, Rio de Janeiro, ago 2022. Disponível em: . Acesso em: .


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.