Uma equipe de pesquisadores do Sandia National Laboratories detectou sons estranhos e repetitivos na estratosfera terrestre, em frequências abaixo de 20 Hz.
O estudo, apresentado na 184ª Reunião da Sociedade Acústica da América, utilizou balões movidos a energia solar para coletar dados acústicos em uma camada relativamente baixa da estratosfera, localizada a cerca de 20 km de altitude.
O objetivo da pesquisa era coletar dados sobre os sons naturais e humanos presentes na atmosfera da Terra, mas os pesquisadores se depararam com sons misteriosos que se repetiam algumas vezes por hora.
Os sons foram registrados em infrassom, ou seja, em frequências abaixo do limite audível para os seres humanos.
Segundo Daniel Bowman, pesquisador da Sandia National Laboratories, “os sensores captaram sinais misteriosos de infrassom que ocorrem algumas vezes por hora em alguns voos, mas a fonte deles é completamente desconhecida”.
Os sinais detectados pela equipe de pesquisadores ainda não foram identificados e serão objeto de investigações futuras.
Como são os balões de pesquisa utilizados?
Para captar os dados acústicos, os pesquisadores utilizaram microbarômetros, dispositivos originalmente projetados para monitorar vulcões e capazes de detectar sons de baixa frequência.
Os sensores foram levados ao ar por balões construídos com materiais baratos e com diâmetros entre 6 e 7 metros.
Os balões, movidos a energia solar, foram capazes de alcançar altitudes de até 21 quilômetros sobre a Terra.
Segundo Bowman, os balões são “basicamente sacos plásticos gigantes com um pouco de pó de carvão no interior para torná-los escuros”.
Quando a luz solar incide sobre os balões escuros, o ar interno aquece e se torna mais leve, impulsionando o balão para cima.
Esses balões solares de baixo custo, capazes de voar a grandes altitudes, são amplamente usados para monitorar fenômenos meteorológicos.
Balões solares na exploração espacial
O uso de balões movidos a energia solar pode ser uma técnica valiosa para a exploração espacial, pois eles são uma opção barata e eficiente para levar sensores a grandes altitudes.
Esses veículos têm sido investigados por astrônomos que estudam sua capacidade de atuarem em outros planetas, como Vênus, onde seria possível observar atividades sísmicas e vulcânicas abaixo das espessas nuvens.
Esses robôs balões poderiam flutuar na atmosfera superior Vênus, acima de sua superfície infernalmente quente e de alta pressão, investigando sua atmosfera espessa e suas nuvens de ácido sulfúrico.
Referências
Solar-powered balloons detect mysterious sounds in the stratosphere. Eurekalert – AAAS, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 13 maio 2023.
Cite-nos
SANTOS, Fábio. Sons estranhos gravados da estratosfera da Terra intrigam os cientistas. Ciência Mundo, maio 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.