Pular para o conteúdo

Planeta “bala de canhão” tem o tamanho de Júpiter, porém 3 vezes a densidade da Terra

Descoberto recentemente, o exoplaneta pertence a uma categoria ainda pouco conhecida de objetos cósmicos que estão entre os planetas gigantes massivos e as anãs marrons.

Planeta “bala de canhão” tem o tamanho de Júpiter, porém 3 vezes a densidade da Terra - Planeta massivo orbitando um estrela.

Imagem: Ciência Mundo Art

Recentemente, astrônomos descobriram um exoplaneta que desafia a nossa compreensão da formação e evolução planetária.

O planeta, batizado de TOI-4603b, orbita uma estrela localizada a cerca de 730 anos-luz da Terra a cada 7,25 dias terrestres e apesar de ter 13 vezes a massa de Júpiter, tem o mesmo tamanho (KHANDELWAL, 2023).

Isso significa que o planeta tem quase três vezes a densidade da Terra, ou pouco mais de nove vezes a densidade de Júpiter, o que o coloca em uma categoria pequena e ainda enigmática de objetos cósmicos que estão entre os planetas e as anãs marrons.

Acredita-se que o limite superior para a massa de um planeta esteja em torno de 10 a 13 massas de Júpiter, o que possibilitaria a temperatura e a pressão no núcleo necessárias para iniciar uma fusão nuclear.

No caso de TOI-4603b, sua densidade de 14,1 gramas por centímetro cúbico é mais comum para uma anã marrom do que um planeta gigante.

As anãs marrons são corpos celestes que são muito mais massivos que planetas, mas que não têm massa suficiente para iniciar a fusão nuclear e, portanto, são conhecidos como estrelas falidas.

TOI-4603b foi descoberto através de dados coletados pelo telescópio espacial TESS da NASA, que procura por exoplanetas através de uma técnica conhecida como trânsito planetário, que identifica objetos que passam na frente de uma estrela e bloqueiam uma fração de sua luz.

Além disso, os astrônomos foram capazes de medir a massa do exoplaneta observando o movimento que ele provoca em sua estrela hospedeira, usando um método chamado de velocidade radial.

Embora TOI-4603b seja classificado como um exoplaneta, está próximo ao limite superior de massa para os planetas e, portanto, poderia ser classificado como uma anã marrom.

No entanto, sua classificação não afeta a importância da descoberta, pois o exoplaneta ainda pode fornecer informações importantes sobre como os planetas gigantes e as anãs marrons se formam e evoluem.

O planeta TOI-4603b também possui uma órbita significativamente oval, sugerindo que ele ainda está se ajustando.

Além disso, a estrela hospedeira tem um companheiro anão marrom que orbita a uma distância de cerca de 1,8 unidades astronômicas, o que pode estar interagindo gravitacionalmente com o TOI-4603b.

Essas pistas sugerem que o exoplaneta está migrando para mais perto de sua estrela, vindo de uma posição mais distante.

TOI-4603b é um exemplo interessante de como a descoberta de novos exoplanetas pode mudar nossa compreensão do universo e ampliar nossa visão sobre a diversidade de mundos que existem além do nosso Sistema Solar.

As pesquisas continuam para entender melhor a formação e as propriedades deste planeta gigante e de outros exoplanetas descobertos ao redor de outras estrelas.

Comente…


Vídeos

Referências

KHANDELWAL, Akanksha et al. Discovery of a massive giant planet with extreme density around a sub-giant star TOI-4603. arXiv preprint arXiv:2303.11841, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 3 abr 2023.

Notícias

Jupiter-Sized ‘Cannonball’ Planet Discovered With a Density Greater Than Lead. Science Alert, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 3 abr 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. Planeta “bala de canhão” tem o tamanho de Júpiter, porém 3 vezes a densidade da Terra. Ciência Mundo, abr 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.