As novas observações, feitas com o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), marcam a primeira detecção de água em um disco protoplanetário sem mudanças significativas em sua composição (TOBIN, 2023).
Esses resultados sugerem que a origem da água pode ter ocorrido bilhões de anos antes do Sol.
As novas observações foram publicadas em 8 de março na revista Nature.
A protoestrela V883 Orionis está localizada a cerca de 1.305 anos-luz da Terra na constelação de Orion.
As novas observações dessa protoestrela ajudaram os cientistas a encontrar um provável link entre a água no meio interestelar e a água em nosso Sistema Solar, confirmando que eles têm composição semelhante.
Com isso, os astrônomos conseguiram traçar a origem da água no Sistema Solar, desde de sua formação nas gigantescas nuvens moleculares que geraram os cometas até finalmente a constituição dos planetas.
Antes dessas novas observações, os cientistas podiam vincular a água da Terra aos cometas e as protoestrelas ao meio interestelar, mas não podiam vincular as protoestrelas aos cometas.
A descoberta da presença de água em V883 Orionis, portanto, é fundamental para preencher essa lacuna e nos ajudar a entender melhor como a água é distribuída no Universo.
Observar a água nos discos circunstelares ao redor das protoestrelas é difícil porque, na maioria dos sistemas, a água está presente na forma de gelo.
Quando os cientistas observam protoestrelas, procuram a linha de neve de água (ou linha de gelo), que é o lugar onde a água passa predominantemente do estado de gelo para gás, que a astronomia de rádio pode observar em detalhes.
O disco de V883 Orionis é bastante massivo e está quente o suficiente para que a água nele tenha passado do estado de gelo para o estado gasoso.
Isso faz com que essa protoestrela seja um alvo ideal para estudar o crescimento e a evolução de sistemas solares em comprimentos de onda de rádio.
Para os pesquisadores, compreender o papel da água no desenvolvimento de cometas e planetesimais é fundamental para construir uma compreensão de como nosso próprio Sistema Solar se desenvolveu.
Embora se acredite que o Sol tenha se formado em um aglomerado denso de estrelas e V883 Orionis seja relativamente isolada, sem estrelas próximas, as duas compartilham uma coisa crítica em comum: ambas foram formadas em nuvens moleculares gigantes.
Os resultados da pesquisa mostram que a água em nosso sistema solar foi formada muito antes do Sol, sugerindo que outros sistemas planetários também devem ter recebido grandes quantidades de água.
A descoberta de água em uma protoestrela próxima é mais um passo na compreensão de como nosso sistema solar se formou e pode nos fornecer informações importantes sobre como outros sistemas planetários.
Vídeos
Referências
TOBIN, J. et al. Deuterium-enriched water ties planet-forming disks to comets and protostars. Nature, 615,p. 227–230, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 9 mar 2023.
Notícias
‘Missing link’ for Earth’s water found around remote baby star. Live Sciece, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 9 mar 2023.
Astronomers Traced The Origins of Water to a Time Before The Sun. Science Alert, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 9 mar 2023.
Cite-nos
SANTOS, Fábio. Origem da água na Terra é descoberta em uma protoestrela distante. Ciência Mundo, mar 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.