Pular para o conteúdo

Novo gato de Schrödinger gigante reproduz efeitos quânticos em tamanho macroscópico

Cientistas conseguiram criar uma superposição gigante, “visível a olho nu”, que imita os efeitos do mundo quântico.

Novo gato de Schrödinger gigante reproduz efeitos quânticos em tamanho macroscópico - Representação artística do gato de Schrödinger

Imagem: Ciência Mundo Art

Um grupo de cientistas do instituto ETH Zurich, na Suíça, criou a superposição quântica mais pesada do mundo, abrindo caminho para o estudo dos efeitos quânticos em objetos macroscópicos (BILD, 2023)

O experimento — que foi apelidado de “gato de Schrödinger” mais pesado do mundo — basicamente consistiu em vibrar 100 quatrilhões de átomos em um cristal de safira do tamanho de um grão de areia. 

Cristal de safira contendo um dispositivo especialmente projetado para um oscilador, onde os cientistas criaram uma imitação do paradoxo “gato de Schrödinger morto / vivo”.
Imagem: BILD, 2023.

O estudo pegou emprestado o apelido do famoso experimento mental do físico Erwin Schrödinger, no qual um gato é colocado em uma caixa com um frasco de veneno, que poderá ser derramado, ou não, dependendo de um dispositivo ativado por uma partícula em superposição. 

De acordo com o experimento mental — e seguindo as regras da mecânica quântica — até que a caixa seja aberta e o gato seja observado, ele deve existir em uma superposição de estados, ou seja, o gato está morto e vivo ao mesmo tempo.

O “gato quântico” criado no novo estudo está sendo considerado a superposição mais pesada do mundo, pois o cristal, apesar de ter apenas 16 microgramas, é trilhões de vezes mais pesado do que as moléculas investigadas em outros estudos, além de ser visível a olho nu.

No experimento criado pelos pesquisadores, um cristal de safira devidamente preparado, foi conectado a um circuito supercondutor e inserido em um oscilador mecânico até que começasse a vibrar em uma superposição de duas direções ao mesmo tempo. 

Para confirmar que haviam criado um “gato quântico”, os pesquisadores mediram a separação espacial dos dois estados vibratórios dentro do cristal. 

Os instrumentos de medição mostraram que, embora as vibrações fossem subatômicas em escala, elas eram claramente distinguíveis de vibrações térmicas e quânticas aleatórias.

Segundo os pesquisadores, este experimento poderá nos ajudar a compreender porque a maioria dos efeitos quânticos desaparecem em escalas macroscópicas.

Além disso, esta nova abordagem poderia ter diversas aplicações, caso a massa do cristal de Schrödinger fosse aumentada, podendo ser usada para armazenar informações em computadores quânticos, procurar ondas gravitacionais e matéria escura.

O estudo foi publicado na revista Science e pode levar a uma melhor compreensão do mundo quântico e como ele se aplica ao nosso mundo macroscópico.

Comente…


Vídeos

O Gato de Schrödinger Explicado
O Gato de Schrödinger Explicado.
Vídeo: Canal “Ciência Todo Dia” em Youtube.

Referências

BILD, Marius et al. Schrödinger cat states of a 16-microgram mechanical oscillator. Science, v. 380, n. 6642, p. 274-278, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 27 abr 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. Novo gato de Schrödinger gigante reproduz efeitos quânticos em tamanho macroscópico. Ciência Mundo, abr 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.