Pular para o conteúdo

NASA e SpaceX estudam uma missão para estender a vida útil do Hubble

A NASA, a SpaceX e o astronauta bilionário Jared Isaacman estão juntos avaliando a possibilidade de uma missão privada para prolongar a vida útil do famoso telescópio espacial Hubble.

NASA e SpaceX estudam uma missão para estender a vida útil do Hubble -

Imagem: NASA.

O objetivo dessa hipotética missão seria impulsionar o telescópio para uma órbita mais alta com uma espaçonave Dragon. A missão não teria nenhum custo para o governo americano, e seria como uma “experiência de resgate” patrocinada pela iniciativa privada.

O Hubble está operando desde 1990, a cerca de 540 quilômetros da Terra em uma órbita que decai lentamente ao longo do tempo. Reposicionar o telescópio em uma órbita mais alta e mais estável poderia estender a vida útil do Hubble em vários anos.

A NASA deixou claro que não tem planos de conduzir ou financiar esta missão, mas acredita que uma experiência desse calibre ajudaria a agência a avaliar as possibilidades comerciais envolvidas em outros empreendimentos desse tipo no futuro.

A SpaceX – em parceria com o Programa Polaris, coordenado por Isaacman – propôs este estudo para entender melhor os desafios técnicos associados a esse tipo de missão. Este estudo não é exclusivo, e outras empresas podem propor estudos semelhantes com diferentes foguetes e espaçonaves.

Os participantes envolvidos esperam que este trabalho piloto leve até seis meses para coletar dados técnicos do Hubble e da espaçonave SpaceX Dragon. Esses dados ajudarão a determinar se seria possível chegar e ancorar ao telescópio para movê-lo com segurança para uma órbita mais estável.

“Este estudo é um exemplo empolgante das novas abordagens que a NASA está explorando por meio de parcerias público-privadas”, disse Thomas Zurbuchen, diretor de missões científicas da NASA. “À medida que nossa frota cresce, ampliamos nossas oportunidades para apoiar missões científicas cada vez mais robustas e superlativas”, acrescentou Zurbuchen.

Embora o Hubble e a Dragon sirvam como modelo de teste para este estudo, os conceitos adotados em uma missão desse tipo seriam aplicáveis a outras espaçonaves, satélites e até estações espaciais em órbita próxima à Terra.

“A SpaceX e o Programa Polaris querem expandir os limites da tecnologia atual e explorar como as parcerias comerciais podem resolver problemas complexos e desafiadores de forma criativa”, disse Jessica Jensen, vice-presidente de operações e integração de clientes da SpaceX. “Missões como essa, para uma manutenção experimental do Hubble, nos ajudariam a expandir nossas capacidades espaciais para ajudar todos nós a alcançar nossos objetivos de nos tornarmos uma civilização multi planetária e espacial.”

Para Zurbuchen, “além da experiência que seria adquirida com essa provável missão, esse sentimento de união pelo Hubble surge pois ele é um telescópio muito bem sucedido, que continua saudável até hoje, nos trazendo dados fantásticos do universo”.

Comente…


Vídeos

Notícias

NASA is working with SpaceX to explore a private mission to extend the life of the Hubble telescope. cnbc.com, 2022. Disponível em: <link>. Acesso em: 30 set. 2022.

NASA, SpaceX to Study Hubble Telescope Reboost Possibility. NASA, 2022. Disponível em: <link>. Acesso em: 30 set. 2022.

Cite-nos

SANTOS, Gabriel. NASA e SpaceX estudam uma missão para estender a vida útil do Hubble. Ciência Mundo, Rio de Janeiro, set. 2022. Disponível em: . Acesso em: .


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.