Nas colinas vulcânicas de Sulawesi, na Indonésia, pesquisadores descobriram a menor espécie de sapo com presas conhecida no mundo (FREDERICK, 2023).
Diferenciando-se das outras espécies locais, esse anfíbio de dois gramas, batizado de Limnonectes phyllofolia, tem aproximadamente o tamanho de uma moeda de dez centavos.
Enquanto explorava a densa floresta tropical, uma equipe de herpetologistas dos Estados Unidos e da Indonésia se deparou com ninhos de ovos de sapo, algo incomum, pois esses são normalmente depositados na água para evitar a desidratação da cobertura gelatinosa.
Essa peculiaridade chamou a atenção da equipe, que logo identificou os cuidadores dos ovos: machos da espécie Limnonectes phyllofolia.
Uma estratégia atípica que levanta questionamentos sobre a evolução das presas desses sapos, pois, ao contrário de seus parentes na ilha, as de Limnonectes phyllofolia são notavelmente pequenas.
A investigação dos pesquisadores revelou também um comportamento pouco comum em anfíbios: são os machos que ficam de guarda protegendo ativamente os ovos.
Embora esse comportamento de proteção masculina não seja inédito entre sapos, é considerado raro.
Esses sapos-guardiões aplicam constantemente compostos nas cascas dos ovos, mantendo-os úmidos e protegidos contra bactérias e fungos.
Além da peculiaridade do comportamento, essa nova espécie apresenta uma característica anatômica distintiva: dentes minúsculos na mandíbula superior e dois pequenos dentes salientes na mandíbula inferior, uma característica rara em anfíbios.
Esta peculiaridade morfológica levanta questões sobre a função evolutiva desses dentes minúsculos em comparação com as presas proeminentes de outros sapos da região.
O nome da espécie, Limnonectes phyllofolia, deriva de seu hábito de nidificação em folhas.
A escolha do nome, no entanto, não esclarece completamente a razão pela qual esses sapos adotaram essa estratégia de reprodução única.
Em outras regiões de Sulawesi, outras espécies de sapos desenvolveram presas como adaptação para competir por território, parceiros e caçar presas específicas.
A teoria dos pesquisadores sugere que, como os sapos Limnonectes phyllofolia não utilizam cursos d’água para a reprodução, não necessitam de presas tão grandes quanto os sapos que competem por locais de postura de ovos em riachos movimentados.
A descoberta dessa nova espécie acrescenta mais uma peça ao quebra-cabeça da diversidade biológica em Sulawesi.
As peculiaridades comportamentais da região destacam a complexidade da evolução das espécies em resposta aos desafios específicos de seus ambientes.
Ainda há muito a aprender sobre os sapos Limnonectes phyllofolia, e estudos futuros podem oferecer insights adicionais sobre a biologia e ecologia dessa pequena e intrigante espécie de sapo com presas.
Vídeos
…
Referências
FREDERICK, J. et al. A new species of terrestrially-nesting fanged frog (Anura: Dicroglossidae) from Sulawesi Island, Indonesia. PLOS ONE, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 21 dez 2023.
Cite-nos
SANTOS, Fábio. Menor espécie de sapo com presas do mundo encontrada em selva indonésia. Ciência Mundo, dez 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.