Convidar o público para sugerir nomes para as novas missões espaciais, está virando um hábito da NASA, embora saibamos que coisas hilárias possam vir da cabeça das pessoas.
Foi o que aconteceu recentemente, quando uma conta famosa do Twitter, que promove futuras missões aos gigantes de gelo do Sistema Solar — sem vínculo oficial com a NASA — solicitou sugestões para nomear a futura sonda a ser enviada a Urano.
Considerando os trocadilhos em potencial que podem ser feitos com a palavra “Urano”, principalmente na língua inglesa, talvez este tipo de consulta pública seja perigosa, e, como já era esperado, alguns participantes não perdoaram! (risos)
Entre as sugestões de nomes publicáveis aqui no blog, podemos citar:
- A.N.U.S (Advanced New Uranus Space Mission);
- R.E.C.T.U.M (Research Education Charging Towards Uranus Mission);
- Operation Butt Plug;
- Pegassus;
- Seymore Butts;
- Supositório
- Além dos “Proby McProbe face” que sempre figuram nessas listas americanas.
No final, o próprio pessoal do perfil no Twitter aderiu à brincadeira e acabou publicando duas listas de sugestões, sendo uma dos melhores nomes sérios e outra dos nomes mais hilários.
Para falar a verdade, até que alguns foram bem criativos, e fizeram bom uso do amor que a NASA tem por siglas e acrônimos.
Contudo, para a surpresa de todos, a maioria dos participantes deu sugestões de boa fé e as piadinhas não foram a maioria das respostas.
Mas afinal, existe uma missão para Urano em andamento?
Uma missão para Urano ainda não está em desenvolvimento, mas isso não está tão longe de se tornar realidade.
Missões dedicadas foram enviadas para a maioria dos planetas do Sistema Solar, enquanto os gigantes de gelo ficaram esquecidos.
Por causa disso, no início de 2022, especialistas da US National Academies recomendaram uma missão a Urano com urgência em seu relatório decenal, utilizado pela NASA para o planejamento de missões para os próximos 10 anos.
“Urano é um dos corpos mais intrigantes do Sistema Solar”, escreveram os cientistas no relatório. “Sua baixa energia interna, sua atmosfera dinâmica e seu campo magnético complexo são um grande quebra-cabeça”.
Os pesquisadores desconfiam que um gigantesco impacto primordial pode ter causado a famosa inclinação axial extrema do planeta, que se reflete em seus anéis e satélites, embora isso seja uma hipótese que só poderá ser verificada através de uma sonda dedicada.
Esta “pseudo missão” está sendo provisoriamente chamada de Uranus Orbiter and Probe (UOP), mas sabemos que missões para o Sistema Solar costumam ter nomes mais inteligentes e atraentes.
Marte, por exemplo, tem (ou teve) as sondas Spirit (espírito), Opportunity (oportunidade), Curiosity (curiosidade) e Perseverance (perseverança), enquanto a sonda BepiColombo (em homenagem ao engenheiro Giusseppe (Bepi) Colombo) está atualmente a caminho de Mercúrio.
Vênus foi o primeiro planeta a ser explorado por um dispositivo robótico da Terra, em 1962, quando a sonda Mariner 2 (marinheiro) ficou a apenas 34.773 km de sua superfície. Atualmente a sonda japonesa Akatsuki (ou “amanhecer” em japonês) está em sua órbita.
Saturno recebeu uma visita rápida das sondas Voyagers (viajantes) na década de 1980, e foi explorado de 2004 a 2017 pela sonda dedicada Cassini-Huygens (em homenagem a dois astrônomos do século XVII).
Júpiter foi também explorado pelas sondas Voyagers e tem agora a companhia da sonda Juno (nome de uma deusa romana, esposa de Júpiter).
A Voyager 2 foi a única sonda que visitou os planetas Urano e Netuno durante uma rápida missão estendida na década de 1980. As sondas Voyager 1 e Voyager 2 estão agora saindo do Sistema Solar.
A fantástica sonda New Horizons (novos horizontes) explorou o planeta Plutão e o Cinturão de Kuiper em 2015 e também está saindo do Sistema Solar.
Observando esses nomes, pode-se concluir que não há uma convenção rígida para nomear missões espaciais, o que abre espaço para a participação criativa do público.
Quais foram os melhores nomes sérios sugeridos pelo público para uma missão a Urano?
Entre os principais nomes de astrônomos citados pelos internautas estão William Herschel, primeiro observador a descrever detalhes de Júpiter, além de William Lassell e Gerard Kuiper que observaram suas luas.
Há também o nome de exploradores famosos, como o do explorador polar Roland Amundsen, do montanhista Tenzing Norgay, e de Ipirvik-Taqulittuq após marido e esposa servirem de guia e intérprete para exploradores do Ártico no século XIX.
Além dos nomes de pessoas, há também sugestões de nomes mitológicos, como Caelus, um deus antigo romano equivalente ao deus grego Urano e Odin, deus nórdico que na lenda derrotou os gigantes de gelo.
Outra opção poética que apareceu bastante foi Tempestade já que 10 das 27 luas de Urano (Miranda, Cordélia, Ofélia, Desdêmona, Titânia, Rosalinda, Bianca, Julieta, Puck e Caliban) foram nomeadas como personagens da obra “A Tempestade” de William Shakespeare.
Independente de qual seja o nome escolhido, uma missão dedicada para Urano nos traria muitos dados sobre um dos mundos mais enigmáticos do Sistema Solar.
Como Urano acabou inclinado para o lado e girando na direção oposta aos outros planetas? Por que ele tem anéis tão diferentes? O que são os estranhos raios-X que saem dele? E por que seu campo magnético é tão confuso?
Com tantas perguntas sérias, certamente o nome da missão será o que menos fará diferença para os pesquisadores.
Vídeos
…
Notícias
Who Thought Asking The Internet To Name NASA’s Uranus Mission Was A Good Idea? IFLScience, 2022. Disponível em: <link>. Acesso em: 14 set. 2022.
The Internet Was Asked to Name A Probe For Uranus. Here’s How That Went Down. Science Alert, 2022. Disponível em: <link>. Acesso em: 14 set. 2022.
Cite-nos
SANTOS, Gabriel. Internautas são convidados a escolher um nome para a nova missão a Urano, mas será que essa foi uma boa ideia? Ciência Mundo, Rio de Janeiro, set. 2022. Disponível em: . Acesso em: .