Pular para o conteúdo

Há 55 anos uma tragédia na plataforma – NASA homenageia os heróis que morreram nesse e em outros acidentes

Apolo 1, Challenger e Comlumbia – três tragédias ocorridas na mesma semana, em anos diferentes, que a família NASA jamais esquecerá.

Há 55 anos uma tragédia na plataforma – NASA homenageia os heróis que morreram nesse e em outros acidentes -

Imagem: NASA Goddard, disponível em FlickR.

A NASA pausou suas atividades na quinta-feira, dia 27 de janeiro, para lembrar daqueles que se foram na busca pela exploração espacial. O evento anual, chamado de o “Dia da Memória” é um momento de reflexão para honrar os astronautas que, com coragem e perseverança, sacrificaram suas vidas pelo avanço da humanidade.

A edição deste ano coincidiu com o 55º aniversário do incêndio da Apollo 1, em 27 de janeiro de 1967. Os seis dias seguintes incluem outros dois aniversários sombrios: o desastre do ônibus espacial Challenger em 28 de janeiro de 1986 e o acidente com o ônibus espacial Columbia em 1º de fevereiro de 2003.

A seguir, apresentamos um breve resumo dos três acidentes.

Apolo 1

O incêndio da Apollo 1 matou os astronautas da NASA Gus Grissom, Roger Chaffee e Ed White durante um teste da plataforma de lançamento.

Pioneiros astronautas  Gus Grissom, Roger Chaffee e Ed White da Apolo 1.
Pioneiros astronautas Gus Grissom, Roger Chaffee e Ed White da Apolo 1.
Imagem: Robert Sullivan em Flickr.

A fonte do incêndio até hoje ainda é incerta, mas tudo leva a crer que a má qualidade da fiação juntamente com a atmosfera interna rica em oxigênio contribuíram para o acidente.

Interior da Apollo 1 após o incêndio.
Interior da Apollo 1 após o incêndio.
Imagem: NASA em Wikimedia Commons.

Os astronautas estavam fazendo um ensaio geral para o primeiro lançamento tripulado do programa Apollo, uma missão piloto na órbita da Terra, que serviria de preparação para as futuras missões à Lua.

Challenger

A explosão da Challenger matou sete astronautas, dois minutos após o seu lançamento. A causa técnica principal foi uma falha em uma junta de reforço conhecida como “O-ring“.

Tripulação da Challenger.
Tripulação da Challenger.
Imagem: NASA Human Space Flight Gallery em Wikimedia Commons.

Na tripulação estavam o comandante Francis “Dick” Scobee, o piloto Mike Smith, os especialistas da missão Judy Resnik, Ellison Onizuka e Ron McNair, o especialista em carga útil Greg Jarvis e a professora Christa McAuliffe, que seria a primeira professora no espaço.

Explosão da Challenger, causada pela ruptura do O-ring no propulsor direito.
Explosão da Challenger, causada pela ruptura do O-ring no propulsor direito.
Imagem: Kennedy Space Center  em Wikimedia Commons.

Columbia

O ônibus espacial Columbia se partiu durante sua reentrada devido a danos sofridos nas asas, ocasionados por falhas na espuma térmica de proteção, que se danificou com estilhaços do sistema de lançamento. O dano afetou uma pequena parte do escudo térmico da nave, suficiente para iniciar uma explosão.

Tribulação da Columbia.
Tribulação da Columbia.
Imagem: NASA em Wikimedia Commons.

Entre os mortos nessa tragédia estavam o comandante Rick Husband, o piloto William McCool, o especialista em carga útil Michael Anderson, os especialistas da missão David Brown, Kalpana Chawla, Laurel Clark e Ilan Ramon.

Falha no escudo térmico provoca explosão na reentrada da Columbia.
Falha no escudo térmico provoca explosão na reentrada da Columbia.
Imagem: CBS News.

Homenagens

A agência realizou vários eventos comemorativos, juntamente com um painel de discussão sobre segurança e lições aprendidas, transmitido ao vivo na NASA Television e no site da agência.

O administrador da NASA, Bill Nelson, fez a seguinte declaração:

“O Dia da Memória é uma oportunidade para homenagear os membros da família NASA que perderam suas vidas em nome do esforço no avanço da exploração e descoberta do espaço para o bem de toda a humanidade”.
“Todos os dias, temos a oportunidade de elevar ainda mais o legado desses homens e mulheres que deram suas vidas em busca da descoberta, dando novos passos e enfrentando todos os desafios de frente, como eles fizeram. Ao fazer isso, também nunca devemos esquecer as lições aprendidas em cada tragédia, abraçando sempre nossos valores centrais de segurança.”

Comente…


Vídeos

Nasa homenageia astronautas mortos em missões espaciais
Uma reportagem do Olhar Digital sobre as homenagens da NASA no Dia da Memória.
Vídeo: Canal “Olhar Digital” em Youtube.

Notícias

NASA honors fallen astronauts with Day of Remembrance. Space, 2022. Disponível em: <link>. Acesso em: 28 jan. 2022.

NASA Pays Tribute to Fallen Heroes with Day of Remembrance. NASA, 2022. Disponível em: <link>. Acesso em: 24 jan. 2022.

Cite-nos

SANTOS, Gabriel. Há 55 anos uma tragédia na plataforma – NASA homenageia os heróis que morreram nesse e em outros acidentes. Ciência Mundo, Rio de Janeiro, jan. 2022. Disponível em: . Acesso em: .


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.