A Goodyear Tire & Rubber Company desenvolveu um novo conceito de pneu, o Eagle GO, que será usado no novo carro conceito da Citroën, o oli.
O pneu foi projetado para otimizar a eficiência, durabilidade e conforto, utilizando materiais sustentáveis na composição da sua banda de rodagem.
A composição da banda de rodagem é feita de materiais sustentáveis ou reciclados, como óleos de girassol e resinas de pinheiro, borracha natural e casca de arroz.
O objetivo da Goodyear é substituir completamente os óleos derivados do petróleo em seus produtos até 2040.
A borracha natural utilizada no pneu é proveniente de cultivos responsáveis da árvore Hevea brasiliensis, substituindo a borracha sintética derivada do petróleo.
Já a cinza de casca de arroz pode reduzir o desperdício indo para aterros sanitários e já foi utilizada em concreto reforçado.
Outra grande novidade é que o Eagle GO pode ser recauchutado , segundo o fabricante, até duas vezes ao longo da sua vida útil, um procedimento já conhecido dos brasileiros para driblar a necessidade de se comprar um pneu novo.
A Goodyear também desenvolveu a tecnologia SightLine, que utiliza sensores para monitorar diversos parâmetros da “saúde do pneu”.
Isso pode ajudar a reduzir o desperdício e aumentar a eficiência, mantendo a pressão ideal e as condições do pneu.
A Goodyear tem trabalhado para reinventar seus pneus e serviços associados, com o objetivo de oferecer inteligência por meio de dados e sensores em todos os seus novos produtos até 2027.
O Eagle GO é o terceiro conceito de pneu desenvolvido pela Goodyear em parceria com a Citroën e faz parte do compromisso de ambas as empresas em buscar inovações sustentáveis.
Vídeos
Notícias
Goodyear to showcase Eagle GO concept tire on Citroën oli. Goodyear, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 15 mar 2023.
Pneu inteligente feito de arroz? Conheça a novidade. Olhar Digigal, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 15 mar 2023.
Cite-nos
SANTOS, Fábio. Goodyear apresenta pneu inteligente feito de casca de arroz. Ciência Mundo, mar 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.