Um grupo de cientistas divulgou recentemente um estudo que revelou o evento mais brilhante de explosão cósmica já observado na astronomia (BURNS, 2023).
Trata-se de uma explosão de raios gama, o tipo mais poderoso de explosão conhecido no universo.
De acordo com a NASA, a explosão foi tão intensa que temporariamente cegou os instrumentos de medição que não puderam registrar diretamente a intensidade real da emissão.
O que é uma explosão de raios gama?
Uma explosão de raios gama é um evento cósmico extremamente poderoso que produz uma quantidade incrível de energia em um período muito curto.
Este evento ocorre quando uma estrela muito massiva chega ao fim de sua vida, entrando em colapso sob sua própria gravidade e formando um buraco negro.
Durante esse processo, a estrela supermassiva em colapso pode explodir, produzindo um evento conhecido como supernova.
O nascimento do buraco negro após a supernova é acompanhado pela liberação de uma enorme quantidade de energia, que é liberada em dois jatos de alta energia que viajam quase na velocidade da luz em direções opostas.
São esses jatos que emitem os raios gama, uma forma extremamente energética de radiação eletromagnética.
Embora as explosões de raios gama sejam os eventos mais brilhantes do Universo, são muito raras e difíceis de detectar.
Apenas algumas dezenas são identificadas por ano pelos satélites de análise.
Essas explosões de curta duração duram apenas alguns segundos, mas liberam mais energia do que o sol em toda a sua vida.
As ERGs são estudadas por cientistas em todo o mundo, pois oferecem informações valiosas sobre a formação de buracos negros e os processos físicos que ocorrem em seu interior.
Elas também são importantes para entender a evolução do Universo e a origem dos elementos químicos pesados.
Como foi a explosão de raios gama mais brilhante de todos os tempos?
A explosão de raios gama mais brilhante de todos os tempos foi um evento que ocorreu em 9 de outubro de 2022.
O episódio foi detectado por instrumentos espaciais na órbita terrestre, que registraram o fenômeno como o mais intenso já observado na história.
Esta explosão de raios gama foi excepcionalmente brilhante porque um do jatos produzidos pelo buraco negro estava direcionado diretamente para a Terra, permitindo que os instrumentos espaciais registrassem a explosão em sua totalidade.
Este evento foi cerca de 70 vezes mais brilhante do que qualquer outra explosão de raios gama anteriormente registrada.
Quais as contribuições deste evento para a ciência?
A análise da explosão de raios gama mais brilhante de todos os tempos foi divulgada por pesquisadores de várias partes do mundo e publicada no The Astrophysical Journal Letters.
Os cientistas estão animados com a possibilidade de que a explosão de raios gama mais brilhante de todos os tempos possa ajudar a resolver o mistério sobre o motivo pelo qual os buracos negros emitem explosões de raios gama.
Uma teoria atual sugere que esses jatos são alimentados por um campo magnético amplificado pelo novo buraco negro quando começa a girar.
Observações adicionais através do telescópio espacial James Webb e do telescópio espacial Hubble estão planejadas para os próximos meses.
Vídeos
Referências
BURNS, Eric et al. GRB 221009A: The BOAT. The Astrophysical Journal Letters, v. 946, n. 1, p. L31, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 1 abr 2023.
Notícias
Most Powerful Explosion Ever Seen in Space Was Too Bright to Accurately Measure. Science Alert, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 1 abr 2023.
Cite-nos
SANTOS, Fábio. Explosão mais brilhante já registrada cega instrumentos de medição. Ciência Mundo, abr 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.