Pular para o conteúdo

Estudo inédito sugere como eram os sons produzidos pelos dinossauros não-avianos

Esta descoberta pode nos dar algumas dicas sobre a “voz dos dinossauros”, um dos aspectos mais difíceis de se investigar através de fósseis.

Estudo inédito sugere como eram os sons produzidos pelos dinossauros não-avianos - anquilossauro 3d

Imagem: Ciência Mundo Art

Pesquisadores da Universidade de Hokkaido, no Japão, e do Museu de História Natural de Nova York descobriram a primeira caixa de voz já identificada em um dinossauro não-aviário (YOSHIDA, 2023).

A descoberta foi feita em um fóssil de anquilossauro encontrado na bacia do deserto de Gobi, na Mongólia, em 2005.

A estrutura semelhante à laringe no crânio do Pinacossauro
A estrutura semelhante à laringe no crânio do Pinacossauro; md = mandíbula, lcr = cricoide esquerda, rcr = cricoide direita, atr = processo aritenoide.
Imagem: YOSHIDA, 2023.

A caixa de voz é responsável por produzir sons, e a descoberta dessa estrutura em um dinossauro ajuda a entender melhor como esses animais se comunicavam.

Como a anatomia vocal do anquilossauro tem semelhanças tanto com répteis quanto com aves, os cientistas acreditam que o animal provavelmente emitiu sons híbridos semelhantes aos de crocodilos e pássaros.

Os pássaros modernos descendem de dinossauros avianos, mas a maioria dos exemplos antigos de suas caixas de voz não foram preservados em forma fossilizada.

A caixa de voz é feita de tecido mole, o que torna difícil encontrar fósseis que contenham essa estrutura.

O fóssil do anquilossauro apresentava uma parte cartilaginosa em forma de anel na laringe, chamada de cricoide, que é particularmente grande.

Concepção artística do Pinacossauro com visão interna de sua laringe.
Concepção artística do Pinacossauro com visão interna de sua laringe.
A cricoide é vista em roxo, enquanto o verde representa a aritenoide, que auxilia na produção do som.
Imagem: YOSHIDA, 2023.

Segundo os pesquisadores, a descoberta indica que o anquilossauro pode ter usado sua caixa de voz como um modificador de som.

Os pesquisadores acreditam que o anquilossauro emitiu sons relacionados a cortejo, chamadas de filhotes, defesa contra predadores e chamados territoriais, incluindo gorjeios e piados.

Esta descoberta ajuda a revelar como os dinossauros se comunicavam há milhões de anos atrás, o que por sua vez ajuda a entender melhor como eles viviam e se relacionavam uns com os outros.

A caixa de voz pode ter desempenhado um papel importante no comportamento social dos dinossauros, tornando-os ainda mais interessantes e fascinantes do que já eram.

Comente…


Vídeos

ANQUILOSSAURO - O TANQUE DE GUERRA DA PRÉ-HISTÓRIA! ELE TINHA UMA PODEROSA ARMA NA PONTA DA CAUDA!
ANQUILOSSAURO – O TANQUE DE GUERRA DA PRÉ-HISTÓRIA! ELE TINHA UMA PODEROSA ARMA NA PONTA DA CAUDA!
Vídeo: Canal “ANIMAL TV” em Youtube.

Referências

YOSHIDA, Junki; KOBAYASHI, Yoshitsugu; NORELL, Mark A. An ankylosaur larynx provides insights for bird-like vocalization in non-avian dinosaurs. Communications Biology, v. 6, n. 1, p. 152, 2023. Disponível em: <link>. 13 mar 2023.

Notícias

A World-First Discovery Hints at The Sounds Non-Avian Dinosaurs Made. Science Alert 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 13 mar 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. Estudo inédito sugere como eram os sons produzidos pelos dinossauros não-avianos. Ciência Mundo, mar 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.