Pular para o conteúdo

Dinossauro com garras de foice do Jurassic World não poderia ter sido um assassino, confirma estudo

Os cientistas confirmaram que Therizinosaurus, o dinossauro com garras de foice do Jurassic World, não poderia ter usado suas garras gigantescas para lutar, pois eram muito frágeis.

Dinossauro com garras de foice do Jurassic World não poderia ter sido um assassino, confirma estudo - Therizinosaurus

Imagem: Ciência Mundo Art

Descobertas científicas recentes sugerem que as garras gigantescas do dinossauro Therizinosaurus, que aparece no filme Jurassic World, não eram fortes o suficiente para serem utilizadas em combate ou defesa, e provavelmente eram usadas apenas para exibição e atração de parceiros.

O Therizinosaurus foi um dinossauro terópode que viveu durante o período Triássico tardio e Cretáceo, entre 220 e 66 milhões de anos atrás.

Ele é conhecido por suas garras em forma de foice, que são as maiores já registradas em qualquer animal.

Essas garras desempenharam um papel marcante na última edição do filme Jurassic World, onde o dinossauro é visto batendo em um cervo e empalando o feroz predador Giganotosaurus.

No entanto, estudos recentes sugerem que a representação do dinossauro no filme não é correta.

As garras do Therizinosaurus eram tão frágeis que não poderiam ser usadas para combate ou defesa.

De acordo com os pesquisadores, as garras eram tão fracas que não poderiam nem mesmo agarrar e puxar galhos.

Essa conclusão foi alcançada após os pesquisadores utilizarem escaneamentos detalhados de fósseis para criar modelos em 3D das garras, que foram testados quanto a diferentes funções mecânicas, como escavar, puxar e perfurar.

Eles também estudaram outros dinossauros, como os alvarezsauros, que possuíam garras pequenas, mas fortes e robustas, que eram usadas para cavar.

Os pesquisadores sugerem que as garras gigantescas do Therizinosaurus foram usadas para exibição e atração de parceiros, em um comportamento similar ao dos pavões, que mostram suas caudas coloridas para atrair fêmeas.

Além disso, os dinossauros poderiam ter usado suas garras para se limparem, semelhante ao comportamento de um animal que se lambe.

As descobertas sobre as garras do Therizinosaurus são importantes para a compreensão da evolução dos dinossauros e sua relação com o meio ambiente.

Elas também fornecem novas informações sobre a função e comportamento dos dinossauros e podem ajudar a desmistificar as representações imprecisas e exageradas dos dinossauros em filmes e outras mídias.

Os resultados dessa pesquisa demonstram a importância da ciência e da pesquisa contínua para a descoberta e compreensão de novos fatos sobre a história da vida na Terra.

Comente…


Vídeos

Therizinosaurus scene /Jurassic World:Dominion
Therizinosaurus scene /Jurassic World:Dominion.
Vídeo: Canal “ali_768” em Youtube.

Referências

QIN, Zichuan et al. Functional space analyses reveal the function and evolution of the most bizarre theropod manual unguals. Communications Biology, v. 6, n. 1, p. 181, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 18 mar 2023.

Notícias

Jurassic World’s bizarre, scythe-clawed dinosaur couldn’t have been a slasher, study confirms. Live Science, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 118 mar 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. Dinossauro com garras de foice do Jurassic World não poderia ter sido um assassino, confirma estudo. Ciência Mundo, mar 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.