Recentemente, o astrofotógrafo Sebastian Voltmer confirmou que Mercúrio, o menor planeta do sistema solar, tem uma cauda semelhante à de um cometa.
Segundo os astrônomos, essa cauda é predominantemente composta por íons de sódio, que são arrancados da superfície do planeta pelos ventos solares e impactos de micro-meteoros.
A cauda é mais visível a olho nu 16 dias após o periélio, que é o ponto em que o planeta está mais próximo do sol.
Os pesquisadores já sabiam da existência da cauda de Mercúrio desde 2001, mas somente agora foi possível capturar uma imagem impressionante da mesma, graças a um filtro especializado que destaca os comprimentos de onda amarelos de sua luz.
A cauda de Mercúrio estende-se por cerca de 24 milhões de quilômetros, crescendo e diminuindo à medida que o planeta se aproxima do Sol.
Isso é 62 vezes maior que a distância entre a Terra e a lua. A cauda estende-se por esta enorme distância porque Mercúrio tem uma atmosfera muito fraca e está perto do Sol, o que torna mais fácil para os ventos solares “soprar” a superfície do planeta.
A cauda de Mercúrio é diferente da dos cometas, pois ela é composta principalmente por íons de sódio, enquanto a cauda de um cometa é composta de rochas congeladas, gases e poeira.
Embora a cauda de Mercúrio seja difícil de ser vista a olho nu, os cientistas estão interessados em estudá-la, pois isso pode nos ajudar a entender melhor a interação entre o planeta e os ventos solares.
A cauda de Mercúrio é um exemplo de como os planetas podem ter interações complexas com o ambiente ao seu redor.
Além disso, a descoberta da cauda de Mercúrio pode nos ajudar a compreender o comportamento de outros objetos rochosos que se aproximem do Sol.
Vale lembrar que a Lua também tem uma cauda semelhante, composta por átomos de sódio, que é visível apenas quando a Terra passa por essa cauda.
Vídeos
Notícias
See Mercury’s giant, comet-like tail in stunning new image as it passes close to the sun. Space, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 3 maio 2023.
Cite-nos
SANTOS, Fábio. Cauda gigante de Mercúrio, semelhante a de um cometa, é registrada por fotógrafo. Ciência Mundo, maio 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.