Pesquisadores brasileiros identificaram, recentemente, um novo exemplo notável de camuflagem na natureza.
Trata-se de uma nova espécie de besouro da família Staphylinidae, popularmente conhecidos como besouros rove, que é capaz de simular um cupim em suas costas para induzir os verdadeiros cupins a alimentá-lo (ZILBERMAN, 2023).
O nível de precisão dessa réplica é notável, chegando ao ponto de copiar algumas características distintas dos cupins, como possuir três pares de pseudoapêndices que se assemelham a antenas e pernas.
Os besouros rove já têm reputação de mestres do disfarce no reino animal.
Alguns deles, por exemplo, evoluíram para se assemelhar a formigas-de-exército, o que lhes permite marchar ao lado delas e se alimentar de seus ovos e filhotes.
A nova espécie de besouro (Austrospirachtha carrijoi), encontrada abaixo do solo no Território do Norte da Austrália, emula um cupim através do aumento do tamanho de seu abdômen, fenômeno conhecido como fisogastria.
A evolução moldou essa parte do corpo como uma réplica altamente realista de um cupim, incluindo a cabeça, que se sobrepõe ao restante do corpo do besouro.
A cabeça verdadeira do besouro, muito menor, fica oculta sob sua “fantasia de cupim”, como relatado pelos autores em um artigo publicado no periódico Zootaxa.
Esse disfarce de cupim é essencial para o besouro passar despercebido, pois embora os cupins sejam cegos, eles percebem uns aos outros através do contato físico.
O besouro pode também absorver substâncias químicas únicas chamadas hidrocarbonetos cuticulares dos cupins, ou produzir compostos semelhantes para aprimorar a percepção de que também é um deles.
Devido à reduzida cavidade bucal, os pesquisadores acreditam que o A. carrijoi suplique por alimento aos seus companheiros, ao invés de se alimentar de ovos ou larvas.
Cupins operários alimentam outras castas com comida digerida em um processo chamado trofalaxia.
Essa adaptação oferece vantagens óbvias ao besouro. Uma vez dentro do ninho, ele pode relaxar e passar o resto de sua vida desfrutando do “serviço de quarto” dos cupins.
Vídeos
…
Referências
ZILBERMAN, BRUNO; PIRES-SILVA, CARLOS M. A new species and morphological notes on the remarkable termitophilous genus Austrospirachtha Watson from Australia (Coleoptera: Staphylinidae: Aleocharinae). Zootaxa, v. 5336, n. 3, p. 424-432, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 18 set 2023.
Notícias
Fossilized Footprints. nps.gov, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 3 jun 2023.
Cite-nos
SANTOS, Fábio. Besouro “se fantasia de cupim” para roubar comida. Ciência Mundo, set 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.