Não é todos os dias que temos a oportunidade de ver um asteroide passando próximo à Terra.
É o que irá acontecer nesta sexta-feira, 17 de março de 2023, quando o asteroide recém-descoberto 2023 EY passará a uma distância de apenas 240.000 km da Terra, ou cerca de dois terços da distância da Lua.
Veja neste link a localização atual do asteroide 2023 EY, através do sistema Small-Body Database Lookup da NASA.
Apesar da proximidade, não há motivo para preocupação, uma vez que o asteroide não representara ameaça à Terra.
Com apenas 16 metros de diâmetro, ele é pequeno em comparação a outros asteroides e não será grande o suficiente para entrar em nossa atmosfera.
No entanto, essa passagem próxima é uma oportunidade incrível para observação através de telescópios.
O Virtual Telescope Project irá transmitir ao vivo o evento, capturando imagens do asteroide com um telescópio robótico na Itália.
Embora o asteroide não seja brilhante o suficiente para ser visto a olho nu, será possível visualizá-lo através de um telescópio.
O que é legal (e assustador) neste asteroide é que ele só foi visto pela primeira vez na segunda-feira, 13 de março,
O asteroide 2023 EY foi descoberto por um telescópio do Observatório de Sutherland, na África do Sul, que faz parte da rede ATLAS, criada para fornecer um sistema de alerta antecipado de impacto de asteroides.
A rede ATLAS conta com quatro telescópios ao redor do mundo, que são usados para identificar e monitorar asteroides próximos à Terra.
O 2023 EY é classificado como um objeto próximo à Terra da classe Apollo NEO e está no Asteroid Watch Dashboard da NASA.
Embora este asteroide não represente uma ameaça imediata, é importante monitorar objetos próximos à Terra e desenvolver sistemas de alerta antecipado para eventuais colisões no futuro.
Os asteroides da classe Apollo NEO são os maiores objetos próximos à Terra conhecidos atualmente, com mais de 17.500 objetos catalogados em fevereiro de 2023.
Embora a maioria desses asteroides não represente ameaça à Terra, cerca de 2.000 deles são identificados como potencialmente perigosos, ou seja, têm mais de 150 metros de diâmetro e podem se aproximar a menos de 7,5 milhões de quilômetros da Terra.
No entanto, graças à missão recente da NASA chamada DART, agora sabemos que é possível desviar a trajetória de um asteroide usando foguetes.
Com um sistema de alerta antecipado, poderíamos desviar a trajetória de um asteroide perigoso antes que ele chegue perto o suficiente para representar uma ameaça.
Embora a passagem do asteroide 2023 EY não represente ameaça à Terra, é um lembrete importante da necessidade de monitorar objetos próximos e desenvolver sistemas de alerta antecipado para garantir a segurança do nosso planeta.
Vídeos
…
Notícias
LIVE: Newly Detected Asteroid Is Passing Earth Closer Than The Moon Right Now. Science Alert, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 17 mar 2023.
Cite-nos
SANTOS, Fábio. Asteroide recém descoberto passa pela Terra mais próximo que a Lua. Ciência Mundo, mar 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.