Pular para o conteúdo

Adaga da Idade da Pedra é descoberta por menina de 8 anos na Noruega

A adaga de silex tem 12 centímetros e era provavelmente usada em rituais de sacrifício.

Adaga da Idade da Pedra é descoberta por menina de 8 anos na Noruega - Adaga de 3700 anos encontrada na Noruega.

Imagem: Município do Condado de Westland - Noruega

Uma menina de oito anos, identificada apenas pelo nome Elise, fez uma descoberta impressionante enquanto brincava do lado de fora de sua escola na Noruega: uma adaga de sílex feita por povos da “Idade da pedra” que viveram há 3.700 anos

O achado, que ocorreu na região do Condado de Vestland, é uma descoberta rara e valiosa, com potencial para fornecer insights sobre a vida nessa região da Europa, que estava um pouco atrasada, ainda vivendo o seu período Neolítico, quando esses povos começaram a se estabelecer em comunidades agrícolas e a desenvolver artesanatos.

A adaga, que tem quase 12 centímetros de comprimento, é feita de sílex, um tipo de rocha sedimentar dura que não é encontrada naturalmente na Noruega. 

Elise mostrando o local onde a adaga de silex teria sido encontrada.
Imagem: Município do Condado de Westland – Noruega.

Acredita-se que a adaga tenha sido trazida de outra região, possivelmente da Dinamarca, onde o sílex é mais abundante. 

De acordo com a arqueóloga Louise Bjerre Petersen, da municipalidade do Condado de Vestland, a adaga é um exemplo típico de ferramentas da Idade da Pedra que eram usadas em sacrifícios.

O estilo da adaga sugere que ela data do período Neolítico, um momento de grande mudança na história humana. 

Durante o Neolítico, os humanos começaram a desenvolver a agricultura, domesticando plantas e animais para uso alimentar e econômico. 

Também foi um período de desenvolvimento de artesanato, incluindo a cerâmica e a tecelagem, e de construção de aldeias e comunidades permanentes.

Embora a adaga seja uma descoberta impressionante, os arqueólogos não encontraram outros vestígios significativos da Idade da Pedra na área da escola. 

No entanto, eles planejam explorar ainda mais a região para ver se há mais artefatos escondidos. 

A descoberta da adaga de sílex chama a atenção para o fato de que a história humana é muito mais complexa do que se imaginava. 

Na Noruega, por exemplo, a Idade da Pedra durou de 10.000 a.C. até 1800 a.C., um período longo de cerca de 8.200 anos.

A descoberta da adaga é uma lembrança importante de que as crianças podem desempenhar um papel crucial na descoberta e preservação da história. 

Foi graças à curiosidade e ao olhar atento de Elise que a adaga de sílex foi descoberta. 

Ao compartilhar a descoberta com sua professora, que contatou as autoridades locais, ela permitiu que uma relíquia história tão importante chegasse aos especialistas para ser estudada. 

A adaga foi catalogada e será usada em pesquisas no Museu Universitário da Noruega.

Comente…


Vídeos

Notícias

8-year-old girl unearths Stone Age dagger by her school in Norway. LIve Science, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 10 maio 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. Adaga da Idade da Pedra é descoberta por menina de 8 anos na Noruega. Ciência Mundo, maio 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.