O robô é um Vision-60, desenvolvido pela Ghost Robotics. Robôs quadrúpedes vêm sendo apresentados com frequência em exposições de segurança pública. Contudo, o que chamou a atenção desse modelo foi o fato dele estar equipado com uma arma. O equipamento acoplado é um sistema de defesa, da empresa SWORD International, conhecido como Special Purpose Unmanned Rifle (SPUR), ou rifle de uso especial não tripulado.
Em uma postagem no Instagram, a SWORD International apresentou o robô com o slogan “o melhor amigo dos guerreiros”. Já no Twitter, a Ghost Robotics destacou o quanto essa inovação tecnológica será importante para a segurança de soldados dos Estados Unidos e aliados.
A Ghost Robotics é uma empresa que vem pesquisando sobre robôs de quatro patas, que são conhecidos como Q-UGV (Quadrupedal Unmanned Ground Vehicles) desde 2015. O modelo Vision-60 foi escolhido para esse projeto por sua alta capacidade em andar em terrenos complexos.
No website da SWORD International a empresa explica que o SPUR foi especificamente desenvolvido para possibilitar tiros precisos quando instalado em plataformas não tripuladas como o cão robô Vision-60. O equipamento proporciona segurança, proteção e confiabilidade para a implantação de sistemas de armas que podem ser utilizados por um operador a distância. Ele também possibilita o desacoplamento rápido do sistema móvel para facilitar a manutenção do mesmo. O modelo apresentado possui um fuzil do tipo Creedmoor 6.5 que permite tiros precisos até 1200 m, mas ele também pode utilizar munição do tipo NATO 7,62 × 51. Seus sensores e câmeras permitem sua operação em diversas condições tanto de dia quanto de noite.
Embora algumas pessoas tenham ficado preocupadas com a existência de um robô equipado com um rifle de precisão que só é utilizado por forças especiais, o CEO da Ghost Robotics, Jiren Parikh, informou que “a arma é totalmente controlada por um operador remoto e não por um sistema automático de inteligência artificial”. Ele fez questão de destacar ainda que o Pentágono determina que todas as armas equipadas em veículos não tripulados devam estar sob o controle de um operador humano. Contudo, muitos afirmam que esse é um comentário contraditório do Pentágono já que a tecnologia de drones para selecionar e atacar alvos já foi desenvolvida, podendo ter sido, inclusive, já utilizada com resultados desastrosos na Líbia.
Jiren Parikh não deixou bem claro se os robôs já estão sendo vendidos.
Vídeos
Imagem Destacada
SWORD International no Instagram. Acesso em 18/10/2021.
Notícias
Robot dog armed with sniper rifle unveiled at US Army trade show. Fox News, 2021. Disponível em: <link>. Acesso em: 15 ago. 2009.
US military may get a dog-like robot armed with a sniper rifle. New Scientist, 2021. Disponível em: <link>. Acesso em: 18 out. 2021.
Cite-nos
SANTOS, Gabriel. Cão robô equipado com uma arma é apresentado em uma exposição militar. Ciência Mundo, Rio de Janeiro, set. 2021. Disponível em: . Acesso em: .