Pular para o conteúdo

Adultos que gaguejam, param de gaguejar quando pensam que estão sozinhos

A gagueira é um distúrbio neurobiológico da fala, caracterizada por repetições involuntárias de sílabas, que comprometem a fluência e o fluxo normal da pronúncia das palavras. Hoje há no mundo 70 milhões de pessoas que possuem algum tipo de gagueira, incluindo o presidente dos Estados Unidos. Pesquisadores e especialistas do mundo inteiro estão constantemente criando experimentos e testes que venham a elucidar as causas e condições do surgimento deste distúrbio neurobiológico nas pessoas.

Adultos que gaguejam, param de gaguejar quando pensam que estão sozinhos -

Imagem: StockSnap. Disponível em Pixabay.

Em um trabalho desenvolvido recentemente pelo fonoaudiólogo e pesquisador Eric Jackson — New York University — foi demonstrado que, quando adultos que gaguejam pensam que estão sozinhos, acreditando que ninguém está ouvindo, sua gagueira momentaneamente desaparece (JACKSON, 2021).

Segundo Jackson, existem diversos relatos, não científicos, de fonoaudiólogos alegando que seus pacientes não gaguejam quando estão falando sozinhos. Contudo, este fenômeno ainda não havia sido confirmado em laboratório, principalmente pela dificuldade de se criar condições em que as pessoas pensem que estão realmente sozinhas.

O trabalho teve a participação de 23 voluntários que foram submetidos a cinco diferentes tarefas:

  • Leitura em voz alta;
  • Fala privada (onde eles achavam estarem sozinhos);
  • Repetição da fala privada para duas pessoas;
  • Duas diferentes conversas com os pesquisadores.

Na tarefa da “fala privada” os participantes foram submetidos a um conjunto de atividades desafiadoras com auxílio de um computador. Essas atividades são muito utilizadas na fonoaudiologia, pois fazem as pessoas falarem sozinhas durante sua execução. Para induzir os participantes a falar em voz alta durante essa tarefa, a equipe de Jackson sugeriu aos participantes que “aqueles que falassem em voz alta enquanto realizassem a tarefa provavelmente se sairiam melhor”.

Os participantes então foram falsamente informados de que ninguém iria ouvi-los enquanto eles realizavam a tarefa de computador, embora eles ainda estivessem sendo monitorados e gravados pelos pesquisadores. Esse foi um aspecto muito interessante desse trabalho, pois os pesquisadores conseguiram criar um ambiente em que os participantes ficaram convencidos de que ninguém estaria por perto para ouvir o que eles estavam falando, produzindo assim evidências sólidas de como diferentes cenários afetam esta condição.

Os resultados obtidos confirmaram as suspeitas dos fonoaudiólogos. A tarefa “fala privada” foi a única em que a manifestação da gagueira foi quase inexistente em todos os 23 participantes do estudo. Após terem sido informados de que eles haviam sido enganados, todos os voluntários concordaram em manter seus nomes na pesquisa.

Distribuição da média de sílabas gaguejadas dos participantes nos diversos cenários. Os pontos vermelhos (private speech) representam a tarefa "fala privada".
Distribuição da média de sílabas gaguejadas dos participantes nos diversos cenários. Os pontos vermelhos (private speech) representam a tarefa “fala privada”.
Imagem: JACKSON, 2021

A pergunta que os pesquisadores se fazem agora é: por que a falta de público tem efeito tão significativo nos problemas de fluência da fala? Jackson desconfia que a sensação de estar sendo julgado ou avaliado quando há pessoas ouvindo por perto seja um fator relevante. Contudo, ele afirma que outros experimentos devem ser realizados — com amostras maiores, inclusive — para confirmar esse resultado.

A gagueira é conhecida por ser um distúrbio causado por perturbações genéticas e fisiológicas. No entanto, segundo Jackson, este trabalho fornece evidências de que a gagueira também pode ser influenciada por um conjunto de fatores, centralizados na relação do indivíduo com a sociedade. Esse resultado pode ser a base para trabalhos futuros que venham a investigar a influência da sociedade na gagueira. Uma linha de pesquisa que poderia ser explorada, por exemplo, são os aspectos sociais que influenciam crianças pequenas que começam a gaguejar. Estaria o meio social contribuindo negativamente para que algo desencadeasse esse distúrbio nos pequenos?

Jackson espera que o resultado desse trabalho contribua para a identificação das causas da gagueira e seu tratamento.

Vídeos

Gagueira • Fonoaudiologia • Casule Saúde e Bem-estar
A fonoaudióloga Flávia explica o que é a gagueira.
Vídeo: Canal “Casule” em Youtube.

Referências

JACKSON, Eric S. et al. Adults who stutter do not stutter during private speech. Journal of Fluency Disorders, p. 105878, 2021 Disponível em: <link>. Acesso em: 10 out. 2021.

Notícias

Study Shows Adults Who Stutter Stop if They Think No One Is Listening. Science Alert, 2021. Disponível em: <link>. Acesso em: 10 out. 2021 .

Cite-nos

SANTOS, Gabriel. Adultos que gaguejam, param de gaguejar quando pensam que estão sozinhos. Ciência Mundo, Rio de Janeiro, set. 2021. Disponível em: . Acesso em: .


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.