Pular para o conteúdo

A Via Láctea está se deformando, devido a uma bolha de matéria escura, sugere estudo

Simulações indicam que a inclinação da matéria escura pode ter sido causada por uma colisão cósmica, provavelmente envolvendo outra galáxia.

A Via Láctea está se deformando, devido a uma bolha de matéria escura, sugere estudo -

Imagem: Arte "Via Láctea curvada" por Stefan Payne-Wardenaar; Magellanic Clouds: Robert Gendler/ESO

Nossa galáxia, a Via Láctea, há muito tempo foi imaginada como um disco plano com duas espirais de estrelas que se estendem a partir do núcleo. 

No entanto, medições realizadas desde meados do século XX revelaram que ela está inexplicavelmente distorcida, apresentando uma forma que lembra uma sombrinha esmagada. 

Agora, um novo estudo sugere que um gigantesco bloco de matéria escura invisível pode ser o responsável por essa distorção (HAN, 2023).

A matéria escura é um tipo de matéria enigmática e um tanto contraditória. 

Embora constitua 80% da matéria do Universo, ela é completamente invisível porque não interage diretamente com a luz. 

No entanto, os cientistas podem observar seus efeitos gravitacionais sobre o ambiente ao seu redor. 

A matéria escura se revela acelerando estrelas a velocidades aparentemente inexplicáveis à medida que orbitam os centros galácticos, distorcendo a luz das estrelas distantes e dando forma ao halo galáctico da Via Láctea.

O halo galáctico, uma vasta esfera de estrelas flutuando como folhas em um lago de matéria escura, fica logo além dos braços espirais da Via Láctea. 

Em um estudo realizado em 2022, astrônomos investigaram essa região usando a sonda Gaia da Agência Espacial Europeia, que mapeia as posições e movimentos das cerca de 2 bilhões de estrelas da Via Láctea. 

Analisando os dados da Gaia, eles descobriram que as estrelas suspensas no halo galáctico estavam estranhamente fora de equilíbrio.

Para entender o que um halo estelar desequilibrado poderia significar para o halo de matéria escura no qual está suspenso, os pesquisadores usaram uma simulação computacional para recriar uma versão jovem da Via Láctea, com um halo de matéria escura inclinado a 25 graus em relação ao seu disco. 

Após simular a galáxia por 5 bilhões de anos, os pesquisadores descobriram que haviam criado uma galáxia muito semelhante à nossa.

O que causou a inclinação da matéria escura ao redor de nossa galáxia não está claro, mas as simulações dos pesquisadores sugerem que provavelmente foi uma colisão gigantesca, entre nossa galáxia e uma outra, desconhecida. 

Essa colisão poderia ter inclinado o halo de matéria escura em até 50 graus antes de lentamente se estabilizar em seu ângulo atual de 20 graus de inclinação.

Embora a matéria escura permaneça um enigma em muitos aspectos, as observações e simulações computacionais estão nos aproximando da compreensão de como ela molda a estrutura e a evolução de nossa galáxia. 

Este estudo é mais um passo importante na busca por respostas para os mistérios do cosmos.

Comente…


Vídeos

Referências

HAN, Jiwon Jesse; CONROY, Charlie; HERNQUIST, Lars. A tilted dark halo origin of the Galactic disk warp and flare. Nature Astronomy, p. 1-5, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 2 jun 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. A Via Láctea está se deformando, devido a uma bolha de matéria escura, sugere estudo. Ciência Mundo, set 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.