Os anéis de Saturno sempre foram objeto de fascínio para astrônomos e entusiastas do espaço, desde sua descoberta por Galileo Galilei em 1610, embora sua origem seja um mistério.
Agora, uma nova pesquisa revelou que os anéis de Saturno são surpreendentemente jovens, bem mais jovens do que o próprio planeta gigante gasoso (KEMPF, 2023).
Para chegar a essa conclusão, uma equipe de pesquisadores estudou a acumulação de poeira nos anéis do planeta, estimando uma nova idade para o sistema de anéis de Saturno.
Descobriu-se que os anéis têm uma idade de até 400 milhões de anos, em comparação com a idade de 4,5 bilhões de anos de Saturno.
O estudo foi liderado pelo físico Sascha Kempf, da Universidade do Colorado em Boulder, e publicado na revista científica Icarus.
Como os pesquisadores descobriram a idade dos anéis de Saturno?
A pesquisa foi conduzida analisando dados produzidos pela sonda espacial Cassini, da NASA, que coletou amostras de poeira dos anéis de Saturno ao longo de 13 anos.
Em sua análise, Kempf comparou os anéis de Saturno a um carpete caseiro que nunca foi limpo: “Quanto mais sujo, mais velho será o carpete”.
Usando esta abordagem, os pesquisadores descobriram que os anéis haviam acumulado menos de 1 grama de poeira por ano, sugerindo que os anéis são um fenômeno extremamente novo em comparação com o planeta e podem desaparecer em um futuro próximo.
Além disso, os anéis estão sendo puxados na direção de Saturno, mas os pesquisadores não sabem quanto tempo eles ainda têm.
Qual a importância deste trabalho?
Embora a idade dos anéis tenha sido determinada, ainda há muitas perguntas sobre a origem e a formação dos anéis de Saturno.
Uma das teorias mais aceitas é que eles foram formados a partir de uma lua que foi destruída pela gravidade de Saturno, mas essa teoria não explica por que os anéis são tão limpos de detritos rochosos.
O estudo de Kempf e sua equipe também revelou que a quantidade de poeira no sistema de anéis de Saturno é muito menor do que se pensava anteriormente.
“É como se a superfície dos anéis de Saturno fosse um ambiente limpo, sem muita poeira”, disse Kempf.
Os resultados deste estudo são importantes para o campo da astrofísica, pois ajudam a entender como os sistemas planetários se formam e evoluem ao longo do tempo.
A idade dos anéis de Saturno também pode ter implicações para outras áreas da ciência, como a busca por planetas habitáveis em outros sistemas estelares.
Embora os anéis de Saturno ainda sejam um mistério em muitos aspectos, a nova pesquisa deixa claro que eles são uma das características mais jovens do sistema solar.
É intrigante imaginar que os anéis de Saturno podem desaparecer em um futuro relativamente próximo em termos cósmicos, mas por enquanto, eles continuam a ser um dos objetos mais fascinantes do espaço.
Referências
KEMPF, Sascha et al. Micrometeoroid infall onto Saturn’s rings constrains their age to no more than a few hundred million years. Science Advances, v. 9, n. 19, p. eadf8537, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 16 maio 2023.
Cite-nos
SANTOS, Fábio. Os anéis de Saturno são bem mais jovens do que imaginávamos. Ciência Mundo, maio 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.