Pular para o conteúdo

Abelhas jovens precisam ter “aulas de dança” para aprender a se comunicar

Sem ter as irmãs mais velhas para praticar, a dança das abelhas novatas se torna menos eficiente para comunicação, aponta um estudo.

Abelhas jovens precisam ter “aulas de dança” para aprender a  se comunicar -

Imagem: Ciência Mundo Art

As abelhas são conhecidas por serem excelentes comunicadoras.

Elas utilizam uma linguagem própria, que envolve a realização de uma dança chamada de “waggle dance“, para informar suas companheiras sobre a localização de fontes de alimento.

Essa dança é fundamental para a sobrevivência das colônias, pois permite que as abelhas encontrem alimento mesmo em áreas distantes.

Um novo estudo, publicado em março de 2023 na revista Science, investigou como a aprendizagem social afeta a realização da waggle dance.

O experimento consistiu em criar colônias sem as abelhas mais velhas e mais experientes para servir como modelos de aprendizagem.

As abelhas jovens, portanto, precisaram aprender sozinhas como realizar a dança.

s pesquisadores criaram colônias experimentais (sem abelhas mais velhas) e colônias de controle (com abelhas mais velhas) e os dados mostram diferenças significativas nos erros da waggle dance das novatas sem a presença das mais velhas.
(A) O dançarino (w) sacode o abdômen criando um ciclo, cujo ângulo (α) comunica a direção para os observadores (f).
(B) Os pesquisadores criaram colônias experimentais (sem abelhas mais velhas) e colônias de controle (com abelhas mais velhas) e os dados mostram diferenças significativas nos erros da waggle dance das novatas sem a presença das mais velhas.
Imagem: DONG, 2023.

Os resultados mostraram que as abelhas jovens são capazes de aprender a realizar a waggle dance, mas que a falta de modelos de aprendizagem afeta sua precisão.

As abelhas criadas sem modelos de aprendizagem não foram capazes de reproduzir a dança com a mesma precisão que as abelhas que tiveram contato com abelhas mais velhas.

Em particular, elas tiveram mais dificuldades em codificar informações de distância, indicando que essa parte da dança é mais influenciada pela aprendizagem social.

A waggle dance é uma habilidade complexa que requer a coordenação de vários movimentos em uma superfície irregular.

As abelhas jovens precisam aprender a realizar a dança na colmeia, um ambiente que muitas vezes é confuso, cheio de obstáculos e outras abelhas.

Esse estudo mostra que a aprendizagem social é fundamental para a transmissão de conhecimento e aprimoramento dessa habilidade complexa.

Esse tipo de aprendizagem social não é exclusivo das abelhas. Outros animais também aprendem por meio da observação e interação com membros mais velhos ou experientes de suas comunidades.

Estudos como esse nos ajudam a entender melhor como os animais aprendem e como essa aprendizagem afeta sua capacidade de se comunicar e interagir uns com os outros.

É um lembrete de que, mesmo os animais mais simples, têm muito a ensinar sobre o mundo natural e sobre nós mesmos.

Comente…


Vídeos

Dança das abelhas - complexidade irredutível
Dança das abelhas – complexidade irredutível.
Vídeo: Canal “Marco Paulo D. Di Spirito” em Youtube.

Referências

DONG, Shihao et al. Social signal learning of the waggle dance in honey bees. Science, v. 379, n. 6636, p. 1015-1018, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 19 mar 2023.

CHITTKA, Lars; ROSSI, Natacha. Bees learn to dance. Science, v. 379, n. 6636, p. 985-986, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 19 mar 2023.

Notícias

Honeybees waggle to communicate. But to do it well, they need dance lessons. Science News, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 19 mar 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. Abelhas jovens precisam ter “aulas de dança” para aprender a se comunicar. Ciência Mundo, mar 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.