As orcas, também chamadas de “baleias assassinas“, são conhecidas por serem animais extremamente inteligentes e sociais, e agora uma nova descoberta revelou um comportamento curioso das mães de uma população dessa espécie.
De acordo com um estudo publicado na revista científica Current Biology, algumas fêmeas de orca dividem os peixes que elas capturam com seus filhos machos adultos, enquanto suas filhas fêmeas não recebem esse tratamento (WEISS, 2023).
Esse comportamento não é apenas uma questão de cuidado maternal, mas também pode ser um investimento a longo prazo, já que 40% dos filhotes de orcas não chegam à fase adulta.
Os filhos machos adultos que recebem alimento extra de suas mães ao longo de suas vidas podem ter mais sucesso em reproduzir e gerar mais filhotes, garantindo assim o legado de sua mãe e avós.
As orcas são uma das poucas espécies de mamíferos não humanos que experimentam a menopausa, e esse comportamento das fêmeas pode contribuir para a sobrevivência da família, mesmo após a interrupção da reprodução.
Isso porque, as fêmeas param de reproduzir entre 30 e 40 anos, mas podem viver até os 80 anos.
A população estudada pertence a espécie comum de orcas (Orcinus orca), que vive na costa dos Estados Unidos e do Canadá, mas são diferentes de outras orcas.
Elas não migram e se especializam em alimentar-se o ano todo de peixes da região, como o salmão chinook.
Embora essa descoberta seja fascinante, ela também tem um lado preocupante.
Os cientistas descobriram que as mães orcas que alimentam seus filhos machos adultos estão comprometendo sua própria capacidade de reprodução no futuro.
A cada filhote macho que uma mãe tem, sua chance de ter outro filhote bem-sucedido cai pela metade, o que sugere que a alimentação contínua dos filhos machos pode ser um grande custo para essas mães.
Contudo, o estudo também destaca a importância do vínculo entre mães e filhos machos nessa espécie.
Os filhos machos adultos frequentemente passam décadas com suas mães e desfrutam de um nível de cuidado e atenção que as filhas fêmeas não recebem.
Essa ligação única entre mãe e filho é uma das mais intensas no reino animal e pode oferecer insights sobre como outras espécies lidam com o cuidado parental ao longo do tempo.
Ainda não está claro se em outras populações de orcas os filhos machos também recebem comida extra de suas mães.
Essas descobertas são importantes para entendermos melhor o comportamento desses animais e como eles se relacionam uns com os outros.
Além disso, são fundamentais para a conservação dessas populações de orcas, já que nos ajudam a entender suas necessidades alimentares e a forma como se relacionam socialmente.
Vídeos
…
Referências
WEISS, Michael N. et al. Costly lifetime maternal investment in killer whales. Current Biology, v. 33, n. 4, p. 744-748. e3, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 14 mar 2023.
Notícias
Orca moms baby their adult sons. That favoritism pays off — eventually. Science News, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 14 mar 2023.
Cite-nos
SANTOS, Fábio. Mamães orcas cuidam de seus filhotes machos até a fase adulta. Ciência Mundo, mar 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.