A descoberta foi publicada em fevereiro deste ano no periódico Biological Journal of the Linnean Society (KLOMPMAKER, 2023).
Os fósseis encontrados eram de moluscos da espécie Nymphalucina occidentalis, que habitavam o que é agora conhecido como Dakota do Sul, nos Estados Unidos, em um mar interior que dividia a América do Norte ocidental e oriental.
Os paleontólogos Adiël Klompmaker e Neil Landman examinaram as conchas desses fósseis e encontraram perfurações ovais de entre 0,5 e 1 milímetro de diâmetro, similares as que os polvos modernos fazem, utilizando seus dentes afiados para perfurar presas.
Os polvos modernos usam uma fita afiada de dentes chamada rádula, localizada em sua língua, para perfurar presas com conchas resistentes, liberando um veneno que paralisa a presa e a dissolve parcialmente, facilitando a alimentação.
Antes dessa descoberta, havia registro de perfurações feitas por polvos em conchas com 50 milhões de anos, mas agora é possível afirmar que essa técnica evoluiu muito antes do que se imaginava.
Os polvos são animais com corpos moles, o que dificulta sua fossilização.
Os poucos fósseis que existem desses animais datam de cerca de 95 milhões de anos e não mostram grandes mudanças no plano corporal básico desde então.
No entanto, as perfurações encontradas nesses fósseis são de grande importância para a compreensão da evolução desses animais e sua relação com o meio ambiente.
A descoberta também traz à tona a Revolução Marinha Mesozóica, período em que houve uma intensa disputa evolutiva entre predadores e presas nos oceanos.
Durante o Mesozóico, que durou de 251 a 66 milhões de anos atrás, os predadores que habitavam as regiões próximas ao fundo do mar se tornaram adeptos a esmagar ou perfurar conchas de presas para facilitar sua alimentação.
A descoberta desses fósseis de polvos pré-históricos que já usavam perfurações para caçar ressalta essa intensa disputa evolutiva que ocorreu durante o Mesozóico nos oceanos.
Vídeos
…
Referências
KLOMPMAKER, Adiël A.; LANDMAN, Neil H. Octopodoidea as predators near the end of the Mesozoic Marine Revolution. Biological Journal of the Linnean Society, v. 132, n. 4, p. 894-899, 2021. Disponível em: <link>. Acesso em: 9 mar 2023.
Notícias
Predatory octopuses were drilling into clamshells at least 75 million years ago. Science News, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 9 mar 2023.
Cite-nos
SANTOS, Fábio. Polvos predadores perfuravam conchas há pelo menos 75 milhões de anos. Ciência Mundo, mar 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.