Pular para o conteúdo

Quem foram os primeiros cavaleiros do mundo?

A solução para o enigma de quem foram os primeiros montadores de cavalos pode estar escrita nos ossos do antigo povo Yamnaya.

Quem foram os primeiros cavaleiros do mundo? - Primeiro cavaleiro Yamnaya

Imagem: Ciência Mundo Art

Cinco esqueletos datados de cerca de 3000 a 2500 a.C. mostram sinais claros de estresse físico, que indicam que o povo Yamnaya (ou cultura Yamna) pode ter andado a cavalo com frequência.

O estudo, publicado na reunião anual da American Association for the Advancement of Science em 3 de março, sugere que os Yamnaya são os mais antigos cavaleiros identificados até agora (TRAUTMANN, 2023).

Mapa da distribuição dos Yamnaya e Afanasievo com locais onde os marcadores esqueléticos de equitação foram encontrados.
Imagem: TRAUTMANN, 2023.

Há 5.000 anos, os Yamnaya migraram amplamente, espalhando línguas indo-europeias e alterando o pool genético humano em toda a Europa e Ásia.

Suas viagens eventualmente se estenderam da Hungria moderna à Mongólia, cerca de 4.500 quilômetros, e acredita-se que tenham ocorrido em apenas alguns séculos.

A domesticação de cavalos tornou-se amplamente estabelecida em torno de 3500 a.C., principalmente para obtenção de leite e carne.

Alguns pesquisadores sugeriram que os Botai, no Cazaquistão moderno, começaram a montar cavalos durante esse tempo, mas isso é debatido.

Os Yamnaya também tinham cavalos, e os arqueólogos sempre especularam a possibilidade desse povo ter montado esses animais, mas faltavam evidências.

Em um trabalho recente, o bioantropólogo Martin Trautmann e colegas encontraram essas evidências enquanto trabalhavam em um grande projeto chamado Impacto Yamnaya na Europa pré-histórica para entender melhor alguns aspectos da vida dessas pessoas.

Sepultura de um dos primeiros cavaleiros no monte Strejnicu.
Imagem: TRAUTMANN, 2023.

Ao avaliar mais de 200 esqueletos humanos escavados de países como Romênia, Bulgária e Hungria, Trautmann notou que os ossos de um indivíduo carregavam características distintas no fêmur e em outros locais que ele já havia visto antes.

Ele imediatamente suspeitou de equitação!

Segundo Trautmann, se o achado fosse um caso isolado, certamente teria sido descartado, mas à medida que os pesquisadores continuavam a analisar esqueletos, mais características de montaria eram identificadas.

Trautmann e seus colegas avaliaram todos os esqueletos quanto à presença de seis sinais físicos de equitação que foram documentados em pesquisas anteriores, um conjunto de características chamado síndrome de equitação.

Esses sinais incluíam marcas no fêmur e no osso da bacia, provenientes do estresse biomecânico de sentar com as pernas abertas enquanto seguravam um cavalo, além de vértebras curadas de lesões que sugerem quedas.

A equipe também criou um sistema de pontuação para levar em conta a gravidade, preservação e importância relativa das características esqueléticas.

Com isso, os pesquisadores classificaram cinco homens Yamnaya como cavaleiros frequentes, porque tinham quatro ou mais sinais de equitação.

Outros nove indivíduos provavelmente também cavalgavam, mas os pesquisadores ficaram menos confiantes, pois cada esqueleto exibia apenas três marcadores.

Embora ainda haja debate sobre quando os humanos começaram a andar a cavalo, a descoberta desses esqueletos fornece uma forte evidência de que os povos Yamnaya foram realmente os primeiros a domesticar cavalos e montá-los.

No entanto, a descoberta desses esqueletos não deve ser interpretada como se a arte da equitação tivesse se desenvolvido plenamente dentro da cultura Yamnaya.

Em vez disso, é vista como uma parte importante da domesticação inicial de cavalos pelos humanos, que ainda aprendiam o que se podia fazer com esses animais.

Essa descoberta pode fornecer uma nova visão sobre a vida dos povos Yamnaya e suas realizações.

Comente…


Vídeos

Referências

TRAUTMANN, M. Et al. First bioanthropological evidence for Yamnaya horsemanship. Science Advances. Published online March 3, 2023. doi: 10.1126/sciadv.ade2451. Disponível em: <link>. Acesso em: 5 mar 2023.

Notícias

The Yamnaya may have been the world’s earliest known horseback riders. Science News, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 5 mar 2023.

Earliest evidence of horseback riding found in ‘eastern cowboys’. Science, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 5 mar 2023.

Cite-nos

SANTOS, Fábio. Quem foram os primeiros cavaleiros do mundo?. Ciência Mundo, mar 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.


Graduado em Sistemas de Informação pela FEUC-RJ e mestre em Representação de Conhecimento e Raciocínio pela UNIRIO. Fábio é editor e fundador do portal Ciência Mundo. É dedicado à produção de conteúdos relacionados a astronomia, física, arqueologia e inteligência artificial.