Recentemente, pesquisadores divulgaram a descoberta de fósseis de insetos polinizadores que datam de 280 milhões de anos, na Rússia (KHRAMOV, 2023).
Esses fósseis são agora os mais antigos insetos encontrados transportando pólen de uma planta para outra.
Os insetos pertencem a um gênero chamado Tillyardembia, que se assemelham às esperanças e mediam cerca de 1,5 centímetros de comprimento.
Com asas frágeis, esses insetos provavelmente passavam a maior parte do tempo no chão da floresta, mas escalavam árvores para encontrar e consumir o pólen.
Ao examinar 425 fósseis de Tillyardembia, os pesquisadores encontraram seis insetos com aglomerados de grãos de pólen presos em diferentes partes do corpo, como cabeças, pernas, tórax e abdômen.
A análise revelou que esses insetos eram altamente seletivos em relação às espécies de árvores que visitavam, pois apenas alguns tipos de pólen estão presos a eles.
De acordo com os cientistas, essa especialização dos polinizadores é um indicativo de que essas árvores já existiam há milhões de anos, muito antes da era moderna das plantas com flores.
Michael Engel, paleo entomologista da Universidade de Kansas, afirmou que é provável que existam vastas quantidades de especializações semelhantes, que ocorreram antes de Tillyardembia, mas que ainda não temos evidências disso.
Os pesquisadores também sugerem que novos estudos dos fósseis poderiam revelar se os insetos evoluíram pelos especiais para capturar pólen ou outras estruturas em seus corpos ou cabeças.
Além disso, a análise da estrutura dos grãos de pólen pode revelar mais informações sobre como esses insetos transportavam e mantinham o pólen preso em seus corpos.
Vale lembrar que os insetos polinizadores têm um papel vital na produção de alimentos e na manutenção da biodiversidade do nosso planeta.
Estima-se que cerca de 75% das culturas alimentares dependem da polinização por insetos, e os polinizadores são responsáveis por manter cerca de 35% da produção mundial de alimentos.
Com a descoberta desses fósseis, podemos aprender mais sobre a evolução dos polinizadores e a importância deles para a vida na Terra.
Vídeos
…
Referências
KHRAMOV, Alexander V.; FORAPONOVA, Tatiana; WĘGIEREK, Piotr. The earliest pollen-loaded insects from the Lower Permian of Russia. Biology Letters, v. 19, n. 3, p. 20220523, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 3 mar 2023.
Notícias
The oldest known pollen-carrying insects lived about 280 million years ago. Science News, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 3 mar 2023.
Cite-nos
SANTOS, Fábio. Os mais antigos insetos polinizadores viveram há 280 milhões de anos. Ciência Mundo, mar 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.