Um dos mais fascinantes e icônicos dinossauros que já caminhou pela Terra é sem dúvidas o Tyrannosaurus rex.
Sua imponente presença e reputação como o “rei dos dinossauros” têm fascinado cientistas e entusiastas da paleontologia há décadas.
Recentemente, pesquisadores realizaram uma nova avaliação do número total de T. rex que já existiram, nos dando uma estimativa sobre a população desses gigantes pré-históricos.
Em abril de 2021, um estudo publicado na revista Science estimou que até 2,5 bilhões de indivíduos de T. rex haviam vivido entre 68 e 65,5 milhões de anos atrás (MARSHALL, 2021).
No entanto, uma nova pesquisa, publicada em abril de 2023 na revista Palaeontology, apresenta uma perspectiva diferente (GRIEBELER, 2023).
De acordo com a autora do estudo, Eva Griebeler, uma ecologista evolutiva da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz, na Alemanha, o número real de T. rex que já viveram na Terra provavelmente é mais próximo de 1,7 bilhão.
A divergência entre os estudos está principalmente relacionada aos parâmetros utilizados para estimar a população de T. rex.
O estudo anterior, liderado por Charles Marshall, paleontólogo da Universidade da Califórnia em Berkeley, empregou um modelo complexo que levou em consideração variáveis como massa corporal média, densidade populacional, alcance geográfico, idade da maturidade sexual, número de ovos postos, expectativa de vida e taxa de sobrevivência.
Os resultados sugeriram a existência de 2,5 bilhões de T. rex ao longo de 2,5 milhões de anos.
No entanto, Griebeler discordou de algumas das suposições feitas no modelo original.
Ela argumenta que a taxa de sobrevivência e a capacidade de postura de ovos foram superestimadas, assim como o número de gerações ao longo desse período.
Com base em suas pesquisas, que consideraram valores mais próximos aos observados em aves e répteis modernos, Griebeler propõe que cada geração de T. rex consistia em cerca de 19.000 indivíduos, totalizando aproximadamente 1,7 bilhão de T. rex em toda a história.
Embora haja uma diferença substancial entre os dois estudos, ambos são importantes para avançar nosso conhecimento sobre esses incríveis dinossauros.
Marshall, recebeu bem a reavaliação do seu trabalho anterior, enfatizando que a pesquisa é sempre motivada pela curiosidade científica e comparou a estimativa do número de T. rex com a tentativa de contar as estrelas no céu.
A equipe de Marshall estava satisfeita em chegar a uma estimativa inicial na época, mas sabia da importância de revisões e atualizações conforme novas informações e métodos de análise se tornam disponíveis.
O que sabemos sobre os T. rex até agora?
Independentemente do número exato, ambos os estudos levantam uma questão intrigante: onde estão todos os ossos de T. rex?
Se a estimativa de Griebeler estiver correta, apenas uma fração muito pequena desses gigantes dinossauros foi encontrada até o momento.
Ainda há muito a ser descoberto e pesquisado sobre a distribuição e preservação dos fósseis de T. rex no planeta.
Novas descobertas constantemente modificam nossa visão sobre esses antigos reis dos dinossauros.
Por exemplo, estudos recentes sugeriram que o maior T. rex que já existiu poderia ser 70% maior do que o maior fóssil conhecido até agora, chamado “Scotty”.
Além disso, pesquisas revelaram que a velocidade máxima do T. rex provavelmente era em torno de 3 mph (5 km/h), semelhante à velocidade de uma pessoa caminhando.
Outras descobertas indicam que esses dinossauros gigantes possuíam características semelhantes às aves modernas, como serem de sangue quente e terem lábios finos que escondiam seus dentes.
À medida que novas descobertas surgem, nosso conhecimento sobre o T. rex continua a se expandir, revelando detalhes cada vez mais surpreendentes sobre esses antigos habitantes do nosso planeta.
Vídeos
Referências
GRIEBELER, Eva M. Vital statistics, absolute abundance and preservation rate of Tyrannosaurus rex. Palaeontology, v. 66, n. 2, p. e12648, 2023. Disponível em: <link>. Acesso em: 17 maio 2023.
MARSHALL, Charles R. et al. Absolute abundance and preservation rate of Tyrannosaurus rex. Science, v. 372, n. 6539, p. 284-287, 2021. Disponível em: <link>. Acesso em: 17 maio 2023.
Cite-nos
SANTOS, Fábio. 1,7 bilhões de T. rex andaram na Terra, estima novo estudo. Ciência Mundo, maio 2023. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2024.